Uma reflexão sobre o ensino híbrido

30 de agosto de 2017

Com a internet, as informações estão disponíveis para qualquer pessoa e em qualquer lugar. E novas formas de estudar e ensinar levam os educadores a refletir sobre as possibilidades de integração das novas tecnologias ao ensino. Evidentemente, apenas as tecnologias não são suficientes para ampliar a conexão com os alunos e potencializar o aprendizado.30

O ensino tradicional é o mesmo conteúdo explicado para todos, não considerando as particularidades de cada aluno. A discussão sobre uma atualização do ensino engloba principalmente o fato de que nem todos os alunos possuem afinidade com as mesmas disciplinas. Alguns precisam de recursos mais visuais ou auditivos, enquanto outros são mais interativos. Por esse motivo, não é exagero considerar que a tecnologia tem capacidade de ampliar as possiblidades de aprendizagem.

Em entrevista para o Dialogando, Márcio Boruchowski – fundador da Educare, startup de monitoria e reforço escolar para diversas escolas do Brasil, e criador do Hackademia, plataforma com foco em conteúdos relacionados a novas tecnologias educacionais – destacou que o ensino híbrido é um método de ensino onde diversas ferramentas educacionais se unem para potencializar o processo de aprendizagem, o que não exclui os formatos tradicionais. E o grande benefício é a personalização para necessidades de cada pessoa.

Com relação ao papel dos educadores frente a todas essas mudanças, Boruchowski enfatiza que professor passa a trabalhar mais como um tutor e não apenas como transmissor de conteúdo, principalmente exercendo o papel de curador. Nesse sentido, é importante dizer que a quantidade de conteúdo disponível na rede é muito grande, por isso ele também alerta que o professor é responsável por filtrar o que é bom e o que é ruim.

Para Boruchowski, a relação do aluno com o professor se torna mais próxima, ao passo que esse profissional acompanha a evolução do aprendizado como é necessário. Ao mesmo tempo, o professor também trabalha como um grande estimulador do processo de ensino, fazendo com que o aluno se sinta motivado a aprender e encontre prazer em todo esse desenvolvimento.

 

Fonte: Dialogando - Uma reflexão sobre o ensino híbrido Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica