brasil-a-caminho-da-independencia-tecnologica

Brasil a caminho da independência tecnológica

Brasil a caminho da independência tecnológica

Para levar a todo o setor produtivo o conceito 4.0, incorporando inovações como nanotecnologia, robótica e Internet das Coisas, já presentes em alguns segmentos.

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem o programa “Manufatura Avançada”, elaborado após debates com especialistas, pesquisadores e empresários.

Para isso, a ação prevê medidas como a isenção de impostos para empresas que investirem em pesquisa, além de ajustes nos programas de financiamentos públicos para atender projetos nessa área.

Segundo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o país é hoje detentor de inovações em campos fundamentais como energias limpas e agricultura.

A meta do ministério é melhorar a posição do Brasil no Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, que caiu para 81º em 2016, contra 48º 2013. E no ranking da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, onde está em 69ª posição, contra 64ª em 2013.

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública de fomento, assinou no começo deste mês com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um acordo para aporte de US$ 703,6 milhões para o programa “Inovar para Crescer”. 

O empréstimo será destinado a custear avanços tecnológicos que aumentem a produtividade das empresas brasileiras, especialmente nos setores de química, mineração, biocombustíveis, saúde e tecnologia da informação, entre outros.  

A agência também conduz o programa Finep Startup, com subvenção de até R$ 1 milhão para empresas com soluções inovadoras.

Uma das companhias já apoiadas, a Byond, especializada em Internet das Coisas para manufatura avançada, foi eleita a startup mais inovadora da América Latina nesta categoria no Innovation Awards Latam, concorrendo com 800 inscritos de 11 países.

Fonte: Vivo Dialogando - Brasil a caminho da independência tecnológica (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)