O Instagram completou 10 anos em outubro de 2020 com mais de um bilhão de usuários ativos por mês no mundo todo. Desde seu lançamento em 2010, diversas funções do Instagram foram criadas e aprimoradas. O app, que inicialmente só aceitava fotos estáticas, hoje publica vídeos de até 60 minutos, montagens editadas com efeitos, músicas, lives e vende produtos diretamente de comerciantes e restaurantes.
Para aproveitar melhor todas as funções do Instagram, confira abaixo as dimensões e os formatos corretos para cada tipo de postagem, garantindo que suas fotos, seus vídeos e conteúdos sejam visualizados da maneira ideal por todos os seus seguidores, independentemente do sistema operacional do smartphone!
Fotos no feed
O feed (ou timeline) é como chamamos uma das funções do Instagram de postar uma foto (ou até mesmo um vídeo de duração máxima de 60 segundos) diretamente na sua linha do tempo. Esta é a função mais antiga da plataforma, sendo a proposta inicial da rede social quando foi lançada.
Ao editar uma foto ou criar uma postagem (seja uma montagem, colagens de elementos visuais e textos) ou um vídeo, que será postado no feed, é preciso definir a proporção correta.
A maioria dos editores de imagens e vídeos utiliza a unidade de medida chamada pixels. Neste caso, para uma postagem de fotos no feed, é preciso utilizar o tamanho de 1.080 pixels por 1.080 pixels, ou seja, tanto altura quanto largura são iguais. Esta proporção também é conhecida como 1:1 (lê-se um para um).
Apesar de ser o tamanho mais comum para fotos, também é possível postar imagens retangulares, o que é chamado de paisagem. Neste caso, as dimensões são de 1.080 pixels por 608 pixels em proporção conhecida como 1,91:1.
Stories
Lançada em 2016, a função de Stories (vídeos curtos de 15 segundos de duração que permanecem públicos por apenas 24 horas) se tornou uma das ferramentas mais usadas nas redes sociais. Ao longo dos anos, novos recursos foram adicionados, como a possibilidade de usar gifs animados, músicas e efeitos diversos.
Ao gravar e publicar um Storie diretamente via Instagram, não é preciso configurar as dimensões: a própria plataforma se encarrega disso. Porém, é possível criar Stories mais elaborados em apps de edição de vídeos e fotos e postar normalmente, por isso é importante saber as dimensões.
Os Stories precisam ter 1.080 pixels na horizontal e 1.920 pixels na vertical. Esta proporção é conhecida como 9:16 (nove para dezesseis).
Reels
O Reels (ou Cenas, em português) é uma função relativamente nova, lançada em junho de 2020, mas já bastante utilizada principalmente por sua semelhança ao aplicativo TikTok: vídeos curtos, que podem ser editados (cortados, acelerados etc.), geralmente acompanhados de alguma música da moda ou desafio do momento (como um desafio de dança, por exemplo).
Suas dimensões são similares aos Stories, sendo um conteúdo vertical: 1.080 pixels na horizontal e 1.920 pixels na vertical, em proporção de 9:16. Mas diferentemente dos Stories, é possível postar uma prévia do Reels na timeline e escolher uma capa, que será exibida antes que o seguidor assista ao vídeo.
Para que a capa e a prévia sejam exibidas corretamente na timeline, é preciso seguir a dimensão 1.080 pixels na horizontal e 1.350 pixels na vertical, proporção conhecida como 4:5 (quatro para cinco).
IGTV
O recurso de vídeos longos do Instagram foi lançado em 2018 para permitir a postagem de vídeos maiores do que 60 segundos, função similar ao YouTube. Até recentemente, apenas vídeos verticais eram permitidos, e atualmente os dois formatos são aceitos.
Para publicar vídeos na horizontal, é preciso seguir as dimensões conhecidas como proporção 16:9, ou seja, 1.920 pixels na horizontal e 1.080 pixels na vertical.
Para vídeos verticais, basta inverter a proporção para 9:16, assim como nos Stories e Reels, deixando 1.080 pixels na horizontal e 1.920 pixels na vertical.
Assim como o Reels, o IGTV também permite que uma capa seja adicionada e exibida antes do vídeo. Para que ela seja publicada corretamente, a proporção precisa ser de 1:1,55 ou seja 420 pixels na horizontal e 654 pixels na vertical.
Os números podem parecer complexos, porém apps e ferramentas específicas para criação e design de conteúdo, como o Canva, já possuem todas as dimensões pré-configuradas, você só precisa indicar qual tipo de postagem deseja criar.
A configuração correta de cada função do Instagram não só garante que o feed fique alinhado e organizado, mas previne que seu conteúdo e suas mensagens que estão sendo transmitidos sejam perdidos ou cortados!