O e-mail (diminutivo para eletronic mail, e, em português, correio eletrônico) é uma das ferramentas mais antigas da internet, porém segue sendo um dos recursos mais utilizados atualmente. Segundo um estudo da empresa de tecnologia e mercado Radicati Group, estima-se que em 2020 mais de três bilhões de pessoas utilizem o e-mail, ou seja, quase metade da população mundial.
Neste contexto, surgem as newsletters: boletins informativos enviados por e-mail, com determinada frequência, abordando assuntos diversos que vão desde temas pessoais a profissionais. Um exemplo bastante conhecido de newsletter é a do jornal New York Times, um dos mais prestigiados veículos de imprensa do mundo.
No Brasil, a newsletter Interfaces aborda assuntos de tecnologia semanalmente, a Endeavor envia conteúdos sobre empreendedorismo e a Think With Google envia novidades, ideias e projetos do Google diretamente no seu e-mail.
O Mail Chimp, serviço gratuito mais famoso para criação de newsletters, publicou recentemente um relatório anual sobre a criação e os envios dos boletins informativos. No total, mais de 330 bilhões de e-mails foram enviados, no mundo todo, utilizando o serviço.
Como criar uma newsletter?
- Procure um serviço como o Mail Chimp ou ActiveCampaign e faça o cadastro inicial;
- Seguindo os passos da ferramenta, crie um formulário onde as pessoas poderão se inscrever na sua newsletter. Se você já possui uma empresa ou comércio, basta inserir o contato de seus clientes;
- Não inscreva destinatários em sua newsletter sem a autorização dos usuários;
- Pesquise e assine newsletters na área do seu interesse, tanto para se atualizar quanto para se inspirar no conteúdo;
- Busque manter a periodicidade, seja ela semanal, quinzenal ou mensal;
- Se for colocar links de notícias, verifique a veracidade das informações para evitar que notícias falsas se espalhem;
- O formato permite um tom mais informal, mas isso não significa que não deva tomar cuidado com questões gramaticais. Revise sempre antes de disparar as mensagens.
Com a transição do modelo de trabalho presencial para o home office, o uso do e-mail se intensificou por conta da necessidade de comunicação entre as equipes, além da crescente abertura de empresas no país – segundo o Ministério da Economia, foram abertas quase duas milhões de empresas em 2020 (considerando também empresas individuais como MEI, por exemplo).
As newsletters são um excelente meio de divulgar empresas e projetos, atingindo o público com conteúdo rico em informações sem nenhum gasto!