O recente lançamento da Nintendo, o jogo Pokémon Go tomou conta das redes sociais, das ruas e dos portais de notícias! Muita gente empolgada e muitos preocupados, mas, no fim, todos muito curiosos para saber como é capturar os famosos monstrinhos na vida real.
Vida real? Sim! O jogo usa realidade aumentada e insere os Pokémon no mundo real. Basta apontar o celular e se deslocar pelas ruas para encontrar e capturar pokémon, buscar pokebolas e até chocar ovos dos monstrinhos.
Como funciona o Pokémon GO
A realidade aumentada combina elementos virtuais com o ambiente real. É um conceito que ganhou o mundo há alguns anos, com o surgimento de aplicativos capazes de mesclar conteúdo virtual com as imagens do mundo real.
Como no jogo Pokémon Go, a magia está na ilusão de que elementos “não reais” estão inseridos no ambiente real em que estamos.
Geralmente, a realidade aumentada funciona com um programa preparado para identificar marcadores previamente colocados no mundo real e, assim, inserir na imagem capturada em tempo real objetos virtuais.
Para o mundo dos jogos, um dos fatos mais legais da realidade aumentada é a interação que ela possibilita. O sistema de interação já não é uma localização, mas sim o ambiente como um todo.
A interação não mais é uma simples troca entre você e a tela, agora se espalha no espaço e objetos em volta. De fato, é bem mais divertido pegar pokémon na rua do que sentado na frente do computador.