Chris Anderson, fundador da revista Wired, afirmou “Não vivemos uma era de mudanças, mas uma mudança de era” numa clara alusão ao momento de transformação que o mundo está vivendo. Resultado da mudança iniciada em 2007, com a chegada do primeiro smartphone (iPhone), o mundo tem assistido a uma intensa transformação suportada em três grandes eixos:
- A tecnologia está cada vez mais inclusiva, barata e user friendly, sendo utilizada de forma regular por todos, do meu filho de 2 anos à minha avó de 95;
- A internet conecta tudo e todos de forma permanente, gerando com isso uma mudança na forma como as pessoas consomem e endossam marcas, produtos e serviços, ganhando força a partilha de experiências e a confiança nas marcas, sobre abordagens tradicionais de marketing;
- As pessoas agrupam-se de forma regular em nichos de interesse em comum e visões compartilhadas, gerando e contribuindo para o crescimento dos movimentos sociais, também designados de movimentos de crowd (multidão) influenciando a forma como os negócios se desenvolvem.
Este movimento de mudança foi, em 2016, designado pelo WEF (World Economic Fórum) de 4ª Revolução Industrial, representando a convergência dos mundos físicos, biológicos e digitais, afirmando o poder da tecnologia e da conectividade em nossas vidas.
Isso acontece devido não só à velocidade com que tudo acontece, mas à forma como a informação (geradora do conhecimento) está pulverizada e acessível por todos a qualquer instante.
A certeza que temos é que nada será como antes. A forma como fazíamos negócios e gerenciávamos empresas mudou radicalmente na última década e mudará mais ainda na próxima. O futuro está aí hoje.
O que temos feito para preparar nossas empresas, nossas carreiras e por que não dizer nossas vidas para esse futuro? Todas as áreas de negócio e categorias de produto das mais futuristas às mais (ditas) conservadoras estão vivendo momentos de transformação rápida e permanente.
Precisamos, como profissionais e pessoas, adotar novas visões e posturas que nos orientem e nos permitam contribuir de forma relevante para o futuro que se apresenta neste momento de mudança de era.
Luis Rasquilha: CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, professor da FIA e da Fundação Dom Cabral, colunista da Rádio CBN e membro conselheiro do G100 Brasil. Um dos 50 profissionais que todo o mundo deve seguir, segundo a Gama Academy.