De acordo com a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), cerca de 5% dos adultos e 8% das crianças convivem com alergias alimentares, provocadas pelos mais diversos itens como ovos, amendoim, soja e corantes.
O número de pessoas intolerantes a glúten passa de dois milhões no país, segundo a Fenacelbra – Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. Já os portadores de diabetes alcança os 16 milhões, informa a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Uma pesquisa recente do Datafolha apontou que cerca de 35% da população sofre de intolerância a lactose. Muita gente precisa controlar rigorosamente a rotina alimentar para manter a saúde em dia, mas é possível conta com o auxílio da tecnologia.
Uma série de aplicativos já possibilita automatizar o monitoramento das doenças crônicas, descobrir o que se pode ou não ingerir e selecionar receitas saborosas livres dos alérgenos.
O All I Can Eat (Android e iOS) permite identificar até seis opções de restrição, como intolerância à lactose, glúten, frutose ou histamina. A partir deste perfil, o usuário acessa uma lista de alimentos classificados por cores entre os incompatíveis (vermelho) e seguros (verde).
O Diabetes – Diário Glucose (Android) acompanha sistematicamente o nível de glicose e gera análises com gráficos interativos, que também podem ser encaminhados ao médico.
Incrementar a alimentação do dia a dia com partos saborosos também ficou mais prático com a conectividade móvel. O Receitas sem lactose (iOS e Android) dispõem de receitas doces e salgadas para variar o cardápio sem comprometer a saúde.
E você, já utiliza algum desses aplicativos? Conta pra gente nos comentários!