Inovação
24/04/2019 11 min

Tempo de leitura

Memes: 5 Dicas de Aplicativos para Você Criar o Seu

Diferentes recursos ajudam a produzir postagens divertidas sobre temas do dia a dia que viraram mania nas redes sociais

Criado pelo biólogo e escritor britânico Richard Dawkins em 1976 em seu best-seller O Gene Egoísta, o termo “memes” se referia originalmente a uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro.

Hoje os memes são sinônimos daquela combinação perfeita que une uma imagem interessante, um acontecimento, um rosto conhecido, uma frase certeira, tudo em um pacote irônico, divertido e escrachado, que rapidamente se torna viral.

Com uma personalidade extrovertida conhecida em todo o mundo, o povo brasileiro dá um show de criatividade, aproveitando as mais diferentes situações para fazer piada virtual.  E os aplicativos especializados dão aquela forcinha. Reunimos cinco dicas de ferramentas para você usar a criatividade.

5 Aplicativos para Criar seus Próprios Memes

1) Meme Generator Free – o app traz um banco de dados com mais de 600 memes prontos e uma série de ferramentas para você inventar um novo.

São mais de mil modelos de molduras, 50 opções de fontes para textos, ajustes de cores e tamanho, centenas de adesivos e filtros, um verdadeiro arsenal para concretizar suas ideias. App gratuito, disponível para download em Android iOS.

2) Best Meme Generator by Memeful – app com uma extensa biblioteca de memes e imagens de fundo que estão sempre atualizadas, mas onde você pode também usar sua própria foto para compor seu arquivo. Depois de tudo pronto, é só escolher para quais redes sociais e apps de mensagens você quer enviar sua criação. App gratuito, disponível para download em Android IOS.

3) Canva – oferece cerca de 5 mil modelos e molduras para você personalizar seu meme, alterando o layout e proporções como quiser e inclusive editando os memes já existentes para novas versões. Se estiver sem inspiração, você pode surfar entre mais de 2 milhões de imagens gratuitas ou de baixo custo.

Permite salvar a produção em JPEG, PNG ou PDF e compartilhar os memes diretamente nas redes sociais. App gratuito, disponível para download em IOS e Android.

4) MadLipz – com mais de 10 milhões de downloads só no Google Play, o app ficou popular depois do compartilhamento de um meme com cenas de um macaco sendo dublado de forma muito engraçada e que viralizou. E é exatamente esse o diferencial dessa ferramenta.

Você pode adicionar gravações de voz em cenas de filme e vídeos da internet, escolhendo entre um vasto acervo com séries, reportagens de TV e clipes divertidos de animais. Ao habilitar o uso do microfone do celular, o usuário pode adicionar legendas em português ou usar sua própria voz para dublar as filmagens, com filtros de áudio. App gratuito, disponível para download em IOS e Android

5) Gif Me Camera – perfeito para quem quer fazer Gifs a partir de vídeos captados. Cada gravação pode ter até 14 segundos e antes de finalizar o arquivo é possível adicionar filtros com ajustes e cores. Depois, é só enviar para seus perfis nas redes sociais. App gratuito, disponível para download em IOSAndroid.

6 Dicas para Criar o Meme Viral

  1. Pesquise e conheça o universo dos memes, especialmente para verificar se tem alguém já fazendo algo parecido.
  2. Fique de olho nas tendências e oportunidades de ocasião, que costumam gerar os melhores memes e serem compartilhados porque o tema está em alta.
  3. Escolha um tema que você conheça e que esteja em seu dia a dia, pois as chances de encontrar aquela sacada bacana aumentam.
  4. Faça memes diretos e simples. Lembre que a briga pela atenção do usuário é grande na rede e ninguém gosta de arquivos muito longos. Use frases curtas e com maior impacto.
  5. Avalie bem se a imagem escolhida transmite o tipo de emoção que você deseja, porque ela sempre chegará primeiro na percepção de quem assiste.
  6. Compartilhe o máximo possível seu meme nas principais redes sociais e peça para amigos e familiares compartilharem também em seus perfis.

10 Memes Clássicos que Viralizaram no Brasil

1) Sanduíche-iche (2005)

2)  Chapolin Sincero

3) Nazaré Tedesco

4) É verdade esse bilete

5) As quedas do Neymar

6) A musa Gretchen

7)  Para a nossa alegria

8)  O forninho caiu

9) Senhora?

10) Chico Buarque

Você sabia?

A  Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, criou o museu virtual #MuseudeMemes. Ali é possível consultar os memes famosos e ter mais informações sobre sua criação. Visite!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados