Batemos às portas da rede mais querida do momento para entender, com o próprio time de Conteúdo da plataforma, quais vídeos do TikTok atraem mais likes e, consequentemente, mais seguidores!
E olha, Ronaldo Marques, Head de Conteúdo do TikTok Brasil, adverte: se você pensa que é muito tímido para bombar por lá ou acha que o seu negócio não tem nada a ver com a plataforma, essas dicas vão te fazer rever os seus conceitos.
Aproveitamos para trazer os resultados de uma pesquisa que entrega o melhor horário para postar no TikTok para atrair ainda mais seguidores, afinal, o fuso horário determina como grande parte do seu conteúdo será visualizado durante as horas mais movimentadas de sua posição geográfica.
Está animado?
Então, VEM, porque, se depender de nós, não vai faltar notificação chegando a todo momento, a cada publicação que você soltar por lá!
Vídeos do TikTok – como ganhar mais seguidores?
Dica 1 (de ouro!): foco TOTAL nos primeiros segundos
A retenção é muito importante para engajar sua audiência em apps de vídeos curtos, porque as pessoas precisam ver seu conteúdo até o final. Por isso, os primeiros segundos dos seus vídeos do TikTok precisam chamar a atenção, diz o Head de Conteúdo da rede.
Entregue, logo no início, qual vai ser o assunto. E aí, vale tudo: insira letterings, áudio, legenda e qualquer elemento que chame atenção para o tema, logo de cara.
Posicione-se em um local que dê indicativos sobre o que você vai falar. A pauta é futebol? Que tal aparecer com a camisa do seu time ou em um cenário esportivo, que dê pistas sobre o conteúdo?
Vai dar dicas de educação? Apareça à frente de uma lousa escolar ou local que remeta ao ambiente estudantil. Crie cenários!
Dica 2: entre no momento certo nas trends com o auxílio da plataforma
“Os vídeos do TikTok mais vistos são aqueles que entram no momento certo nas trends porque, quando o assunto já estiver desgastado, as chances de engajar diminuem”, diz Ronaldo.
OK. Mas como saber a hora certa?
Utilize as próprias ferramentas disponíveis no acesso pelo navegador da plataforma, que conta com soluções para criativos e mostra, inclusive, as tendências de conteúdos, hashtags e músicas em alta, com grandes possibilidades de bombar por lá.
Claro que o assunto que é o fervo do momento precisa, preferencialmente, ter aderência com o seu conteúdo, então – caso você encontre um tema em evidência que não faz sentido para você – busque pelas dicas de tags da plataforma que deverão atrair para seus posts o público que vai se identificar com sua proposta. Por exemplo:
#EntreteNews – Se você fala de notícias de entretenimento;
#SportNews – Se você fala de notícias sobre esporte;
#FutebolArte – Se for comentar sobre pessoas que jogam futebol.
As dicas acima foram sugeridas pela própria ferramenta e existem outras milhares de hashtags com milhões de visualizações indicadas por lá.
Com o recurso, você consegue entrar em trends específicas que vão entregar seus posts para pessoas que já se interessam pelos assuntos dos seus vídeos do TikTok.
Mastigado, não é mesmo?
Dica 3: Invista em nichos de interesses
Aposte em um nicho específico, ao invés de querer abraçar todos os tipos de conteúdo na rede.
Se você entende e gosta de falar sobre maquiagem, as chances de dar certo são boas, porque você passará credibilidade e fará com amor. O mesmo acontece para qualquer outra área que estiver sob seu domínio.
Claro que, se você encontrar alguma oportunidade que fuja, vez ou outra, do seu segmento de conteúdo, não tem problema. Mas vale sempre fidelizar o seu público via assuntos mais nichados – e é bem mais fácil do que tentar atirar para todos os lados!
“O mais importante é garantir o storytelling dos materiais, com narrativas claras com começo, meio e fim”, compartilha Ronaldo.
Dica 4: nem só de memes sobrevivem os vídeos do TikTok
E nem só de música e coreografias! Para fazer sucesso na plataforma não é preciso ser só “engraçadinho”.
A receita é ser o mais leal e autêntico possível ao que você é. Então, se você não é uma pessoa desinibida ou uma empresa/marca que não tem o entretenimento como nicho principal, seja o mais fiel possível ao tipo de mensagem que pretende passar, com criatividade, claro!
“Se você tem uma pegada mais educativa ou informativa, converse com as pessoas da maneira como faria normalmente, em uma mesa de bar, porque a rede é democrática e dá espaço para todos os assuntos”, complementa.
Dica 5: som na caixa!
“O som tem forte apelo no TikTok e precisa fazer parte da experiência! Amarre a trilha sonora ao seus vídeos do TikTok e use as tendências entregues pela plataforma, sempre que possível”, recomenda Ronaldo.
O link a gente já deixou na dica 2. Só clique!
Dica 6: seja criterioso
Boa iluminação, áudio em pleno funcionamento, conteúdo legendado: fique atento se o vídeo não travou, se não teve um corte na hora da exportação ou outros problemas técnicos, para assegurar que ele vai rodar direitinho para sua audiência recebê-lo no celular.
“Não é necessário montar um estúdio na sua casa, mas pense na qualidade das suas entregas porque nem todos os usuários contam com a melhor das conexões para navegar”, reforça o gestor.
Dica 7: vertical, vertical, vertical!
Parece meio óbvio, mas, Ronaldo afirma que ainda tem muita gente fazendo vídeos no TikTok com a câmera posicionada na horizontal. Por isso, ele adverte: “O conteúdo na plataforma é distribuído majoritariamente em celulares, daí a relevância das captações feitas com os dispositivos na posição vertical”.
IMPORTANTE: Jamais compre seguidores no TikTok!
A prática, além de ser proibida pelas diretrizes da própria plataforma, não colabora para a melhoria de seus resultados, afinal, você precisa atrair público que se interesse pelo seu conteúdo e a compra de seguidores não te dá qualquer garantia disso.
Pense que, de nada adianta contar com mais de 10 mil seguidores se o que você produz não é visto pela sua audiência, concorda? O esforço será em vão, uma vez que todo o material elaborado não terá a aderência de seus usuários.
No final você vai adquirir todos os tipos de perfis, inclusive os falsos, que não vão engajar com suas publicações, fazendo sua página perder relevância na rede.
Melhor horário para postar no TikTok
Lá no topo, lembramos que a relação geográfica com os fusos horários também faz bastante diferença para quem quer postar conteúdos não atrelados às trends.
Para chegar às conclusões, abaixo, o estudo da plataforma Marketing Hub analisou mais de 100.000 postagens e as mediu pelo nível de engajamento alcançado. Confira:
. Segunda-feira: 6h, 10h, 22h
. Terça-feira: 2h, 4h, 9h
. Quarta-feira: 7h, 8h, 23h
. Quinta-feira: 9h, 12h, 19h
. Sexta-feira: 5h, 13h, 15h
. Sábado: 11h, 19h, 20h
. Domingo: 7h, 8h, 16h
Já está até vendo o número de seus seguidores subir, não é mesmo? Então, siga mais dicas entregues pelo Ronaldo, exclusivamente para o Dialogando, em nosso podcast!
Ao aplicá-las, volte aqui para contar seus êxitos na plataforma mais badalada do momento em nosso país!