Segurança
08/03/2019 10 min

Tempo de leitura

6 aplicativos para mulheres para segurança pessoal e contra a violência

Com a popularização dos aplicativos de celular, nossa vida mudou. Existem aplicativos para todos os gostos, temas e idades, e eles vêm auxiliando cada vez mais na vida moderna.

Seja para pedir uma pizza, checar a receita daquele bolo incrível ou até mesmo ver quanto tempo demora da sua casa até determinado local, os aplicativos estão cada vez mais adaptados a nosso estilo de vida.

E isso também diz respeito a cuidados com a segurança pessoal e contra a violência, principalmente quando falamos em violência contra mulheres.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a violência contra a mulher um grave problema de saúde pública, que atinge mulheres de todas as classes sociais. E a conscientização sobre o assunto parece estar em crescimento.

aplicativos para mulheres

Os aplicativos para mulheres têm uma importância ainda maior quando vemos outros dados da violência como esses abaixo:

apps para mulheres

Importância dos aplicativos para mulheres

As mulheres constantemente se veem à procura de formas de se manterem seguras, como nunca andar sozinha à noite ou contar com a ajuda de alguns amigos ao pegar transporte público.

Com a facilidade atual de se tornar motorista de transporte alternativo, como o Uber, por exemplo, muitos homens acabam aproveitando o trajeto para assediar passageiras. Por isso, o Uber recentemente facilitou as denúncias de assédio pelo aplicativo para encorajar as passageiras que sofreram qualquer tipo de abuso a prestarem queixa contra o motorista.

Com a tecnologia, nos aplicativos para mulheres são encontradas algumas soluções para que as mulheres consigam evitar alguns desconfortos.

Então, pensando nisso o Dialogando selecionou 6 aplicativos para mulheres que é importante e útil conhecer! Vamos lá?

6 aplicativos para mulheres

1) CIRCLE OF 6

O Circle of 6, que em português pode ser traduzido como “Círculo de 6” tem como slogan: ferramenta simples, para prevenir a violência antes que aconteça. E é isso mesmo que ele faz!

Você escolhe 6 amigos para te ajudar em casos de emergência! Se a mulher estiver perdida, em alguma situação desconfortável, ou correndo algum tipo de risco, ela pode acionar os amigos através do aplicativo e escolher uma das 3 formas de ajuda que o aplicativo oferece:

  1. Carro – Nesta função o aplicativo envia uma mensagem com a localização, solicitando a presença de alguma pessoa no local.

  2. Telefone – Envia uma mensagem para os amigos pedindo que eles liguem para ajudá-la na situação que se encontra.

  3. Balão de Diálogo – Nessa opção o aplicativo toca e interrompe o encontro desconfortável com alguém.

O Circle of 6 é completamente gratuito, no entanto só está disponível para iOS.

Link para download do Circle of 6: iOS

2) BSAFE – PERSONAL SAFETY APP

O bSafe é um aplicativo completamente em inglês, no entanto, oferece algumas vantagens em relação aos outros, por isso é muito interessante.

Ele possibilita que seus amigos acompanhem o caminho com você, por meio de uma “live” em que sua câmera e microfone ficam ativados o tempo todo, mostrando qualquer dificuldade de percurso ou mudança de rota.

Além disso, você consegue gravar a sua rota sem estar transmitindo ao vivo, e enviar um sinal de alarme para seus amigos te buscarem onde você estiver. E se você não conseguir alcançar o seu celular na hora, esse sinal pode ser ativado por voz.

Ele também oferece a opção de uma “ligação falsa” para te tirar de situações constrangedoras ou encontros desconfortáveis. Você consegue enviar sua localização exata para um amigo ir te buscar.

O aplicativo é gratuito, mas existe uma versão paga que oferece muitas outras possibilidades. Ele está disponível para Android e iOS.

Links para download do bSafe: Android / iOS

3) APLICATIVO MALALAI

O Malalai App é como se fosse um Waze apenas para mulheres. É um aplicativo de rotas, mapeado exclusivamente por mulheres que mostram algumas informações importantes do trajeto como: se a rua é iluminada, se existem prédios com porteiros, policiais, se já houve casos de assédio no local, entre outros.

A partir de todas essas informações, o aplicativo calcula e oferece a melhor alternativa de rotas seguras para chegar ao destino!

Além disso, o Malalai oferece a opção de amigos e parentes acompanharem o seu trajeto no mapa em tempo real, assim como a possibilidade de enviar uma mensagem quando chegar ao destino para deixar a pessoa mais tranquila, sabendo que você chegou em segurança.

O aplicativo é gratuito mas está disponível apenas para iOS.

Link para download do Malalai: iOS

4) LADY DRIVER PASSAGEIRA

O Lady Driver é um aplicativo desenvolvido por mulheres para mulheres, como um Uber para mulheres ou Uber feminino. Ele trabalha como um app de transporte para mulheres.

100% das motoristas são mulheres, e ele foi criado com o intuito de promover igualdade de gênero nesse segmento, ao mesmo tempo em que atende às necessidades do público feminino e ajuda a alavancar a independência financeira.

Então, além de voltar segura para casa, você sabe que está ajudando na carreira de outra mulher ao escolher o Lady Driver como forma de transporte.

O Lady Driver está disponível em São Paulo, Guarulhos e em alguns pontos da zona Sul do Rio de Janeiro.

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS e é gratuito!

Links para download do Lady Driver: Android / iOS

5) FEMITAXI APP

Assim como o Lady Driver, o FemiTaxi vem como uma alternativa a aplicativos de transporte que possam causar insegurança ou desconforto nas mulheres.

Ele conecta motoristas mulheres à clientela feminina, oferecendo mais conforto e segurança. Além disso, ele conta com um bônus que outros aplicativos não fornecem: ele também pode ser usado para transportar crianças desacompanhadas.

FemiTaxi funciona em São Paulo, Brasília e Rio, mas no site há um formulário que permite que você solicite o serviço em sua cidade.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Link para download do FemiTaxi: Android e iOS.

6) SALVE MARIA

O Salve Maria é um aplicativo que foi desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí para que as mulheres consigam enviar denúncias de forma anônima. As denúncias de casos de violência são enviadas direto para autoridades policiais.

Dentre a lista de aplicativos para mulheres, é um aplicativo muito interessante, pois existe ainda a opção de acionar um “botão de pânico” que manda um alerta para a viatura de polícia mais próxima da ocorrência.

Uma pesquisa entre 2017 e 2018 feita pelo governo mostrou que em pouco mais de um ano, o botão de pânico foi pressionado quase 200 vezes, acionando os policiais.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para Android e iOS.

Link para download do Salve Maria: Android e iOS.

Conclusão

Com a dica desses 6 aplicativos para mulheres que mostramos nesta matéria, vemos que atualmente podemos usar a tecnologia a nosso favor e aproveitar a existência de aplicativos para mulheres que vêm para ajudar na segurança pessoal do dia a dia.

As mulheres têm que encontrar formas de se proteger cada vez mais. Com a tecnologia a nosso favor, é possível desenvolver apps que auxiliam no dia a dia a dar mais segurança e conforto.

Por isso, demos como dicas 6 aplicativos para mulheres se sentirem mais seguras durante trajetos, encontros ou qualquer outra situação. O que você achou? Tem outras dicas de aplicativos para mulheres?

Deixe sua sugestão nos comentários!

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

Artigos relacionados