Segurança
29/08/2018 5 min

Tempo de leitura

Quiz: É verdade?

Confira aqui entre as notícias veiculadas recentemente se você realmente consegue descobrir o que é fake news e o que até parece mentira, mas é verdade!

As notícias falsas (Fake News) são consideradas o mal do novo século e muita gente acaba disseminando boatos sem querer na pressa de ser o primeiro a contar as últimas novidades para o mundo. Nos grupos de WhatsApp então, nem se fale! Não é o seu caso? Tem certeza? Desafie aqueles tios do grupo da família e os amigos a fazerem o teste e verem se conseguem identificar uma notícia falsa – além de todo mundo se divertir, ainda vão aprender a ficar mais atentos.

1.Segundo um vídeo distribuído nas redes sociais, a Companhia de Engenharia de Tráfego e a Polícia Rodoviária já estariam usando um radar que identifica pela leitura da placa se o veículo está com o IPVA e o licenciamento atrasados. Muitos já teriam sido multados dessa forma.

A notícia é verdadeira!

O vídeo foi gravado pela Polícia Rodoviária Estadual do Maranhão, que confirmou a compra desse novo tipo de radar que mostra em tempo real a situação da documentação dos veículos que trafegam na via fiscalizada naquele momento. Mas aparelhos semelhantes já são usados em São Paulo e outras localidades desde 2010. Identificada a irregularidade, o veículo é parado e o motorista, multado.

2.A brasileira Milena Cristina Califa, aluna de uma escola em Piracicaba, venceu a Olimpíada de Física na França.

A notícia é falsa!

Apesar de o Brasil ter outros estudantes craques em física que conquistaram sim medalhas de ouro em competição similar, só que na Estônia, a tal aluna não existe, e a mensagem ainda usa uma foto de uma ex-atriz de filmes adultos, Mia Khalifa.

3.O limão é um ótimo aliado contra o câncer. Segundo o médico oncologista Rafael Sato, o ideal para se prevenir é comer dois limões com casca por dia e tomar o óleo extraído da casca da fruta.

A notícia é falsa!

O próprio médico que teve seu nome utilizado indevidamente já desmentiu as informações, que circulam com variações de outras frutas, mas sem nenhum fundamento científico.

4.A argentina Violet Jessop ganhou o apelido de “senhorita inafundável” pois sobreviveu a três grandes naufrágios, todos enquanto trabalhava como enfermeira, incluindo o do Titanic em 1912.

A notícia é verdadeira!

Além do Titanic, Violet escapou com vida do naufrágio do transatlântico britânico RMS Olympic em 1911, quando colidiu com um navio de guerra, e do HMHS Britannic, atacado por alemães em 1916 durante a 1ª Guerra Mundial. Morreu em 1971 de insuficiência cardíaca, aos 84 anos.

5.Banheiros públicos na Suíça usam luzes azuis para dificultar que viciados em heroína consigam se drogar no local, já que essa tonalidade dificulta a localização das veias para a aplicação da seringa.

A notícia é verdadeira!

O recurso é usado há alguns anos na Suíça e em outros países com essa finalidade, mas estudos indicam que não tem a eficácia desejada, já que os usuários conseguem fazer a aplicação apenas sentindo as veias. O que de fato tem se mostrado eficaz é o investimento em tratamentos adequados e acessíveis para os viciados em qualquer tipo de droga.

6.Adultos precisam tomar novamente a vacina contra sarampo (tríplice viral) mesmo que já tenham sido vacinados na infância.

A notícia é falsa!

Se a pessoa já tomou a vacina tríplice viral SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola), não precisa se vacinar novamente. Em caso de dúvida, é sempre melhor consultar o médico do que correr para tomar vacinas sem necessidade e, pior, deixar quem realmente precisa sem.

7.Exercícios com a língua para a direita e à esquerda ajudam a prevenir o Alzheimer e controlam a pressão.

A notícia é falsa!

Não há nenhum fundamento científico no tal do exercício como terapia para esses distúrbios. O mal de Alzheimer inclusive pode ter causas genéticas, de desenvolvimento e estilo de vida.

8.Seleção de futebol da Croácia vai doar os R$ 103 milhões recebidos na Copa do Mundo para crianças em situação de vulnerabilidade.

A notícia é falsa!

A mensagem falsa era tão caprichada que incluía uma carta assinado pelo técnico Zlatko Dalic, mas a Federação Croata de Futebol desmentiu a notícia.

9.Durante o resgate das crianças que ficaram presas na caverna da Tailândia, os menores tiveram que ser sedados e imobilizados em macas para facilitar sua retirada, conforme vídeo que mostra o momento do socorro.

A notícia é falsa!

O vídeo não é do resgate na caverna da Tailândia, mas muita gente pensou que fosse e compartilhou. As crianças receberam um medicamento ansiolítico para ficarem mais calmas, mas tiveram que nadar para sair do local, não foram imobilizadas nem estavam desacordadas.

10.Delegado da polícia federal Jaime Paranhos fez um alerta de que vídeo do papa dançando samba, distribuído pelo WhatsApp, é vírus

A notícia é falsa!

O tal delegado não existe e muito menos o vídeo do papa dançando samba.

Responda todas as questões para ver o resultado

Você marcou {acertos} de 10 pontos icon-quiz-bom

Uau! Você mandou bem demais!
Você é fera! Sabe tudo sobre fake news e pode ajudar a combater as notícias falsas ensinando a seus amigos como identificar.
Compartilhe esse teste com seus amigos.

Você marcou {acertos} de 10 pontos icon-quiz-medio

Ufa! Você até que sabe como identificar uma fake news, mas pode melhorar e ajudar a combater esse tipo de notícia.
Compartilhe esse teste com seus amigos.

Você marcou {acertos} de 10 pontos icon-quiz-ruim

Oh, oh! Você precisa ler mais.
Se você quer ajudar a combater as notícias falsas, vale pesquisar mais sobre como identificá-las.
Compartilhe esse teste com seus amigos.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Artigos relacionados