Toda vez que o consumidor escolhe um produto eco-friendly das prateleiras físicas e digitais, o coração do mundo bate mais forte e os pulmões do planeta agradecem!
Nesse cenário, as notícias são boas. Parece que os níveis de consciência da população, no geral, vêm aumentando. De acordo com o último levantamento da Economist Intelligence Unit (EIU), encomendado pela WWF, as pesquisas nas redes pela família verde de produtos cresceram 71% entre 2016 e 2021.
A categoria, também chamada de produto ecológico ou sustentável, traz itens concebidos e fabricados com geração de impacto mínimo para o meio ambiente, a saúde humana e a sociedade durante todo o seu ciclo de vida – desde a produção até sua utilização e consumo final. Aqui também entram itens cuja produção gere resultados positivos para além do lucro da companhia.
Isso quer dizer que são desenvolvidos com base na escolha de materiais renováveis, na redução do uso de recursos naturais, na minimização de resíduos, na adoção de práticas de fabricação menos prejudiciais à natureza ou por meio de ações conjuntas em sinergia com o ambiente, a sociedade e a produção.
Os eco-friendly costumam ser projetados para ter vida maior, mas quando não servem mais já têm destino certo: as lixeiras recicláveis — mas é claro que essa ação depende da nossa iniciativa de dispensá-los de forma correta.
Vamos entender quais são esses produtos!
Produtos eco-friendly: quais as categorias?
Se você achava que produtos ecológicos são só os de origem orgânica ou aqueles que não usam animais para testes, vai se surpreender.
Muitos artigos se somam a essa lista do bem, que abrange praticamente tudo o que precisamos em nossa vida cotidiana. Abaixo, entregamos algumas categorias:
Produtos de limpeza: incluem detergentes, sabões e outros que utilizam ingredientes naturais e biodegradáveis, sem componentes prejudiciais ao meio ambiente.
Alimentos orgânicos: a categoria traz tudo o que é cultivado sem o uso de pesticidas sintéticos ou fertilizantes químicos para o consumo.
Cosméticos e higiene pessoal: são os já populares shampoos, condicionadores, sabonetes e maquiagens formulados com ingredientes naturais, orgânicos e cruelty free (não testados em animais).
Roupas sustentáveis: incluem peças de vestuário fabricadas a partir de materiais orgânicos, reutilizados ou de fontes renováveis, bem como aquelas produzidas por meio de processos de fabricação eco-friendly.
Papelaria: entra na categoria de itens como papel reciclado, lápis e canetas sustentáveis, bem como materiais de escritório que seguem práticas ambientalmente conscientes.
Mobiliário: eixo dos móveis produzidos a partir de componentes reciclados, madeira certificada com manejo sustentável e designs que buscam durabilidade e longevidade.
Produtos de energia renovável: incluem painéis solares, turbinas eólicas, baterias de armazenamento e outros dispositivos que usam fontes de energia limpa e renovável.
Transporte: categoria dos veículos elétricos, bicicletas elétricas, meios de transporte movidos a hidrogênio e outras alternativas de baixo impacto ambiental.
Embalagens: compreendem recipientes desenvolvidos a partir de materiais reciclados, biodegradáveis ou compostáveis, bem como embalagens projetadas para minimizar resíduos.
Produtos para casas sustentáveis: trazem eletrodomésticos eficientes em termos de energia, isolamento térmico e acústico, sistemas de captação de água da chuva, entre outros. A Vivo, por exemplo, adota o selo Eco Rating para aparelhos celulares e com um novo modelo conceitual focado na melhor experiência do uso da tecnologia para conforto e sustentabilidade com o Casa Vivo.
Brinquedos eco-friendly: feitos de materiais naturais, como madeira ou algodão orgânico, que, além de seguros para as crianças, são menos impactantes para o meio ambiente.
Produtos de jardinagem: família de ferramentas e suprimentos feitos com materiais reciclados, duráveis e projetados para promover práticas de jardinagem sustentáveis.
O bacana é que o interesse por esses produtos só cresce em…
Um Brasil engajado nessa pauta
Orgulho define o comportamento dos nossos consumidores no eixo da sustentabilidade.
De acordo com o levantamento Tendências de consumo online com impacto positivo, divulgado pelo Mercado Livre no ano passado, o Brasil se destacou mais uma vez entre os países da América Latina nessa pauta.
Em comparação com Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, representamos 53% dos compradores desta categoria, com crescimento de mais de 123% em relação ao levantamento anterior.
Também saímos à frente em relação ao volume de consumidores comprometidos com as compras de produtos eco-friendly: 32% mais brasileiros optaram por esses itens, enquanto o crescimento na América Latina foi de 29%.
A popularização do consumo também colaborou para que mais marcas buscassem oferecer produtos do tipo – o número de empreendedores e empresas que oferecem alternativas de impacto positivo atingiu 63 mil, sendo que 38% deles se encontram no Brasil.
Mas será que são eco-friendly mesmo?
Por aqui, já dissemos que há muitas marcas se valendo do discurso sustentável sem qualquer ética. Cenário que requer de nós, consumidores, investigação constante.
Há muitos caminhos para te ajudar a identificar quais empresas estão realmente comprometidas com essa causa, afinal, uma empresa que se diz sustentável é aquela que também adota práticas positivas nos cuidados financeiros e com seus próprios colaboradores.
Não sabia? Então torne-se um expert da vigilância verde neste post, depois tire a prova de seus novos conhecimentos no Quiz!
Como escolher meu produto sustentável de forma correta?
Na indicação de leitura do bloco acima, te entregamos dicas valiosas, que agora ganham novos reforços com as orientações a seguir.
Lembre-se de que a escolha de produtos eco-friendly deve considerar vários aspectos para garantir que você está cumprindo um bom papel como guardião do planeta.
Verifique os ingredientes ou materiais: examine a lista de ingredientes e materiais utilizados na fabricação. Dê preferência àqueles desenvolvidos a partir de materiais naturais, orgânicos, reciclados ou renováveis.
Considere a embalagem: prefira adquirir produtos com embalagens minimalistas, recicláveis ou compostáveis. Evite aqueles excessivamente embalados em plástico ou materiais não recicláveis.
Evite componentes tóxicos ou poluentes: prefira produtos que não contenham substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, como ftalatos (conjunto de substâncias capazes de tornar plásticos rígidos em plásticos maleáveis), parabenos, formaldeído, entre outros.
Avalie o ciclo de vida do produto: não considere apenas como o produto é feito, mas também como ele será utilizado e descartado. Opte por produtos de longa durabilidade e que possam ser reciclados, reutilizados ou compostados.
Leia os rótulos e certificações: muitos produtos da categoria exibem rótulos ou certificações que indicam suas credenciais ambientais. Alguns exemplos incluem selos orgânicos, certificações de produtos cruelty free ou veganos e rótulos de materiais reciclados.
Prefira produtos locais e artesanais: escolha itens fabricados localmente sempre que possível. Isso ajuda a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte e, de cara, ainda apoia a economia local.
Pesquise marcas sustentáveis: procure por marcas, empresas e empreendedores que tenham um compromisso genuíno com práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental.
Avalie o desempenho do produto: a sustentabilidade não deve comprometer a eficácia ou a qualidade da sua compra, por isso escolha as linhas eco-friendly que atendam às suas necessidades e expectativas.
Busque informações sobre Responsabilidade Social: além da sustentabilidade ambiental, considere se relacionar com empresas que adotam práticas socialmente responsáveis, como tratamento justo dos trabalhadores e respeito pelos direitos humanos.
Faça escolhas conscientes: antes de comprar, pense se o produto é realmente necessário. Às vezes, a maneira mais eco-friendly de consumir é simplesmente não consumir.
Um bom exemplo desses critérios postos em prática é justamente a iniciativa da Vivo ao fornecer o Selo Eco Rating de todos os aparelhos vendidos nas lojas e no site. Cada critério é avaliado separadamente, gerando uma nota que permite a nossos clientes fazer uma escolha pelo melhor conjunto ou por aquele que tem mais condições de ser reciclado quando for substituído.
Mas cuidado, essa avaliação deve ser cuidadosa para entender de fato a proposta do produto que nem sempre é tão simples assim, quer um outro exemplo?
A Vivo em parceria com a Move e a Retalhar ressignificou uniformes que seriam descartados por egressas e detentas do sistema prisional que buscam uma nova oportunidade por meio do trabalho. Lindas ecobags e crossbodies foram criadas e substituídas por brindes convencionais, com o duplo benefício do uniforme, que não é descartado, e do impacto social na vida de mulheres e suas famílias que terão uma nova oportunidade de vida.
Lembre-se de que a transição para um estilo de vida mais sustentável é um processo gradual. Cada pequena escolha faz a diferença, por isso, ao optar por produtos eco-friendly, você estará contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado para o nosso planeta.
Você pode começar agora, avaliando seu próprio guarda-roupa. Tem roupas demais ou está pensando em adquirir peças que, no fundo, nem precisa?
Então confira os impasses do universo fashion para o meio ambiente e não deixe de conferir o podcast Moda: você na tendência do consumo consciente!