O consumo faz parte do nosso dia a dia. Isso porque temos que comprar alimentos, roupas, eletrônicos, coisas para casa e muitos produtos para suprir nossas necessidades e desejos. Mas já parou para pensar no impacto disso?
No Mês do Consumidor, convidamos o professor Ricardo Morishita Wada para um bate-papo sobre o que é consumismo desenfreado e como a tecnologia pode nos ajudar a tomar decisões mais conscientes e sustentáveis.
Um diálogo fundamental e urgente. Vamos lá?
Quem é o Professor Ricardo Morishita Wada?
Ricardo Morishita Wada é professor de Direito do Consumidor e coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito do Consumidor e Tecnologia (Gecon&Tech) no Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Ele traz na bagagem uma extensa experiência em pesquisa, sendo formado em Direito pela PUC/SP, mestre pela USP e doutor pela PUC/SP, além de diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça entre 2003 e 2010.
Dê o play e aprenda mais com o professor Ricardo Morishita Wada. Vamos lá?
Como a tecnologia pode nos ajudar a viver o consumo consciente?
Você já se pegou comprando algo no impulso? Ou percebeu que está acumulando coisas que nem usa? Esse comportamento é mais comum do que parece e tem raízes na forma como o consumo evoluiu ao longo do tempo.
Antigamente, por exemplo, consumir era, muitas vezes, uma experiência coletiva: uma televisão para toda a família, um rádio para a casa inteira. Hoje, não é isso o que acontece. Cada pessoa tem seu próprio dispositivo, assiste ao que quiser, na hora que quiser, e tem acesso facilitado aos cartões para comprar o que preferir.
Isso porque graças à digitalização e toda a transformação tecnológica, estamos cada vez mais diante de novas possibilidades de compra. Só que o outro lado da moeda é que, ao mesmo tempo, está mais complicado do que nunca controlar o consumo desnecessário.
Mas tem uma boa notícia, viu? É que a tecnologia, que muitas vezes incentiva esse consumo acelerado, também pode ser nossa aliada para um consumo mais consciente. Aplicativos e plataformas digitais oferecem informações que ajudam a tomar decisões melhores: comparar preços, conhecer a procedência dos produtos, evitar desperdícios e até escolher opções mais sustentáveis.
Ser um consumidor consciente não significa parar de comprar, mas, sim, comprar com mais responsabilidade. E a tecnologia pode facilitar esse caminho.
Dicas e ferramentas: tecnologia para um consumo mais sustentável no dia a dia
Confira as dicas e ferramentas que o especialista elencou para auxiliar no consumo mais sustentável:
Aproveite a economia compartilhada
Serviços como aluguel de roupas, caronas compartilhadas e marketplaces de produtos usados ajudam a evitar compras desnecessárias.
Escolha produtos de origem local
Isso reduz a necessidade de transporte e diminui o impacto ambiental. A tecnologia pode ajudar, conectando consumidores a produtores locais.
Use extensões e aplicativos de compra consciente
Algumas ferramentas indicam se marcas têm boas práticas de sustentabilidade ou se oferecem descontos e opções mais acessíveis.
Evite desperdício de alimentos
Aplicativos ajudam a planejar melhor as compras e até encontrar locais que vendem alimentos próximos ao vencimento por preços reduzidos.
O consumo não é mais apenas uma questão individual. Afinal de contas, as escolhas de cada um têm cada vez mais impacto no coletivo. As mudanças climáticas, por exemplo, afetam a produção de alimentos e a economia global, impactando preços e o acesso a produtos.
Então, que tal repensar o seu consumo? Pensar em que e como consumimos é essencial para um futuro mais equilibrado para todos!
Gostou de aprender com o professor Ricardo Morishita Wada? Compartilhe sua opinião nos comentários, então, e acesse o Dialogando para ver outras formas de impactar o mundo da melhor forma possível.
Até a próxima!
Que aula massa do professor Morishita! Que cada dia mais todos consumam com mais consciência S2 Compartilhando no grupo da família e no MBA da Sustentabilidade em 3, 2… Valeu, Dialogando! =D