Entender a relação entre inteligência artificial (IA) e sustentabilidade nos faz perceber como a tecnologia tem sido empregada, cada vez mais, em novos cenários e relevância. Até mesmo para falar sobre a preservação ambiental. Ou seja, a IA não é mais usada, apenas, em ambientes universitários e centros de pesquisa, mas também em muitas outras áreas.
Hoje, a IA já vem demonstrando como o seu potencial transformador pode ajudar os países-membros, o qual inclui o Brasil, a alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Acompanhe o texto e entenda:
- Qual é a relação entre inteligência artificial (IA) e sustentabilidade.
- Como a IA pode contribuir com a sustentabilidade.
- Benefícios e impactos da IA.
- Questões éticas que surgem ao aplicar a IA em projetos de sustentabilidade.
Boa leitura!
Relação entre inteligência artificial (IA) e sustentabilidade
Com uma ampla possibilidade de aplicação, a inteligência artificial (IA) é hoje considerada um importante instrumento para superar desafios ambientais. Não à toa, a IA é vista como uma grande aliada que pode ajudar os países a alcançarem as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A partir do uso da IA, acredita-se, então, que é possível atingir algumas metas da ODS 9, que é sobre indústria, inovação e infraestrutura, uma vez que a tecnologia pode auxiliar na criação de infras resistentes e adaptáveis, bem como a inovação tecnológica, de maneira mais, fácil, eficiente e respeitosa com o meio ambiente.
Como a IA pode contribuir para a sustentabilidade
Existem diferentes maneiras que a inteligência artificial (IA) pode contribuir para a sustentabilidade, tanto no contexto da ODS 9, quanto em um contexto geral. Aqui, selecionamos algumas possíveis contribuições:
Criação de projetos sustentáveis
A IA pode ser empregada na criação de projetos de design e arquitetura. Além disso, pode também otimizar os processos em sistemas de engenharia, como a análise de riscos e o monitoramento de obras em tempo real.
Elaboração de planos de negócios mais inclusivos e ambientalmente corretos
Outra possibilidade é utilizar a inteligência artificial para criar planos de negócios mais inclusivos, que gerem vagas de emprego com foco na diversidade, e também normas que ajudem a reduzir o impacto ambiental das empresas.
Monitoramento ambiental
Hoje em dia, uma vez que há tecnologia, é possível também utilizar plataformas que usam satélites e sensores conectados aos sistemas de IA para identificar desmatamento, poluição e degradações ambientais em tempo real.
Com a meta de ser uma empresa carbono negativo até 2030, a Microsoft, por exemplo, utiliza IA para monitorar emissões de gases em tempo real, a partir do uso de sensores e satélites.
Gestão de resíduos
Os algoritmos gerados por IA podem ajudar a controlar os recursos energéticos e a gerir resíduos de forma inteligente, otimizando informações para a coleta, separação e reciclagem destes. Com isso, evita-se não só o desperdício, como também a redução do descarte de objetos em aterros sanitários.
Agricultura sustentável
Na agricultura, a IA pode ser aplicada para monitorar condições do clima, bem como avaliar a qualidade do solo e das plantações. Dessa maneira, é possível aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir o uso de insumos, como água e fertilizantes.
Benefícios da Inteligência Artificial
Se bem empregada, a inteligência artificial pode trazer uma série de benefícios para o meio ambiente e toda a sociedade. Por isso, confira abaixo algumas das vantagens do uso de IA:
Maior eficiência nos processos
Com a IA, tarefas complexas são automatizadas, o que torna os processos mais rápidos, eficientes, mais econômicos e sustentáveis.
Um exemplo disso é a Deep Mind, empresa de IA do Google, que desenvolveu um sistema capaz de controlar o resfriamento dos centros de dados. A partir desse sistema, foi possível reduzir a energia utilizada para resfriar os locais em 40%, o que equivale a redução de 15% na pegada de carbono.
Redução do impacto ambiental
A automatização dos sistemas e processos também pode ajudar a reduzir a pegada de carbono e emissão de gases do efeito estufa em indústrias. Do mesmo modo, com a IA é possível otimizar o uso de energia renovável e eficiência energética.
Economia global
De acordo com a pesquisa da PwC UK, encomendado para Microsoft, Sizing the price, estima-se que o uso de inteligência artificial em alguns setores, como agricultura, água, transporte e energia, pode gerar uma economia global de até 5,2 trilhões de dólares em 2030.
Tomadas de decisões mais sustentáveis
A partir do uso de modelos preditivos gerados por IA, governos e empresas podem tomar decisões mais assertivas, baseado em dados, no que diz respeito à gestão ambiental.
Impactos da IA
Embora a inteligência artificial possa proporcionar muitos benefícios em relação ao meio ambiente e à sociedade, essa tecnologia, se não for bem empregada, pode aprofundar alguns desafios, tais como:
Segurança e privacidade dos dados
Se os dados gerados em sistemas de IA vazarem, poderão prejudicar a privacidade dos usuários. Por isso, é importante que as empresas aumentem a transparência política para garantir maior privacidade dos dados.
Alto consumo de energia
Há um alto consumo de energia uma vez que algumas instalações, como data centers, precisam de muita energia para processar grandes volumes de dados. Por isso, para driblar essa barreira, é preciso que se invista em energias renováveis e tecnologias de resfriamentos.
Aumento de fake news
Uma das grandes preocupações da atualidade é o aumento de fake news, as quais são geradas por sistemas de inteligência artificial. As desinformações propagadas podem impactar negativamente os direitos humanos e, principalmente, a democracia.
Questões éticas que surgem ao aplicar a IA em projetos de sustentabilidade
O uso da IA em iniciativas sustentáveis também levanta uma série de questões éticas, que precisam ser abordadas com responsabilidade e respeito social. Conheça algumas dessas questões:
Segurança dos dados
As empresas precisam garantir maior transparência em suas operações, a fim de garantir segurança e privacidade aos usuários. O monitoramento ambiental, por exemplo, pode envolver o uso de informações muitas vezes sigilosas, o que exige, portanto, que tais dados sejam salvaguardados de maneira adequada.
Legislação
Ainda existem poucas leis e regulamentos que abordam questões relacionadas à Inteligência Artificial, portanto, isso faz com que o seu uso seja frágil e pouco seguro. No Brasil, existem alguns projetos que objetivam regulamentar a utilização da IA, como o Projeto de Lei 759/2023. Mas, concretamente, não existe uma legislação no país, o que acaba contribuindo para implicações éticas negativas.
A inteligência artificial pode ser uma ferramenta de transformação social. Porém, para que isso aconteça, é preciso que a IA seja utilizada de forma responsável, ética e segura, a fim de cumprir o seu papel enquanto aliada da sustentabilidade.
Assim, a partir dos esforços entre governo, empresas e sociedade civil para garantir legislação e monitoramento do uso de IA, será possível construir um futuro em que avanços tecnológicos e preservação ambiental caminhem lado a lado.
Agora que você já sabe sobre a relação entre inteligência artificial e sustentabilidade, não deixe de ver outros conteúdos no Dialogando sobre os melhores usos que podemos fazer das tecnologias.
Até a próxima!