Conheça o que é a tecnologia sustentável com a Giovanna Nader e o nosso papel para apoiar o meio ambiente

9 de fevereiro de 2026

Você já ouviu falar no termo tecnologia sustentável? A Giovanna Nader, atriz, apresentadora e comunicadora socioambiental bateu papo hoje com o Dialogando sobre esse tema. 

Ela explica que este tem sido um termo cada vez mais utilizado, até porque as transformações que precisamos fazer para frear as emergências climáticas e os desastres naturais que podem acontecer precisam ser realizadas hoje, para que um futuro possa ser possível para nós mesmos e as novas gerações. Mas frear as mudanças é possível, e precisa do movimento de todos nós.

Você quer ver como foi a nossa conversa, que foi sobre mudanças que podemos fazer até o conhecimento sobre a tecnologia ancestral? Então clique no link ao lado ou acompanhe com a gente por aqui, combinado? Boa leitura! 

O que é tecnologia sustentável? 

A Giovanna nos explica que a tecnologia sustentável busca o desenvolvimento de soluções inovadoras, eficientes e que minimizem o impacto ambiental, seja na produção como no uso. Isso porque, como ela estava explicando, boa parte das revoluções tecnológicas usam recursos naturais para seu funcionamento. 

Isso quer dizer que a tecnologia é ruim? Não, afinal, ela sempre foi e é aliada das mudanças. Por meio dela, conseguimos resolver muitas demandas da sociedade, e é inegável que ela é impulsionadora das urgências que temos hoje. 

Mas como precisamos fazer o movimento de repensar a forma como consumimos, a tecnologia sustentável chega como um contraponto muito necessário ao que temos hoje, porque ela busca formas inteligentes e responsáveis para usar os recursos naturais, garantindo que a gente possa continuar a desfrutá-los no futuro.

Quer saber como? É simples! 

1- Eficiência energética 

A tecnologia pode trazer muita eficiência energética ao substituir meios mais poluentes por outros que são melhores para o meio ambiente. Por exemplo, a iluminação em luz LED, o uso de energia solar ou eólica, a automação de residências, que pode trazer redução no consumo etc.

2- Gestão de recursos naturais 

Com a tecnologia, também é possível gerir melhor o uso que você faz dos recursos naturais. Um exemplo prático é o que as empresas fazem para reaproveitar água, como a agricultura de precisão faz no setor agrícola, ou até o processo de dessalinização da água para quem não tem acesso à água doce. 

3- Mobilidade e logística verde 

A sustentabilidade tech também é aliada de inovações que diminuem o consumo de carbono, como por exemplo, o uso de carros elétricos, os transportes públicos que circulam provenientes de fontes limpas, a logística reversa das empresas, que transforma ou direciona o que iria para o lixo.  

4- Reciclagem e economia circular 

Por fim, a tecnologia sustentável auxilia na reciclagem e economia circular por possibilitar que grupos tenham acesso a essas práticas, comunidades se conectem com compostagem, que as empresas reaproveitem materiais e por ter a impressão 3D como um ativo para reduzir mesmo o desperdício. 

Como frear a crise climática 

A Giovanna falou que para frear a crise é preciso, antes de mais nada, entender o que é a descarbonização do planeta. 

A descarbonização é o processo de redução ou eliminação do dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa da atmosfera. Ele acontece por meio da substituição dos combustíveis fósseis pelo uso de fontes renováveis, adotando energias mais limpas e eficientes em setores como energia, indústria e transporte.

E um dos meios que é possível realizar esse processo, além da diminuição dos gases, é entender que precisamos diminuir as emissões de carbono e aumentar a captura do carbono na atmosfera. E como é possível capturar esse elemento na natureza? Por meio das árvores, ao plantá-las e ao preservar as nossas florestas. 

Tecnologia ancestral 

A tecnologia ancestral são os saberes das técnicas e práticas milenares dos povos originários e tradicionais, que promovem bem-estar, sustentabilidade e conexão com a natureza e o coletivo. 

Ela fala que ter contato com essa tecnologia nos auxilia a realizar um encontro físico com a conexão humana. E cita uma fala do Aílton Krenak, que ilustra bem o que é esse saber, para ele: “O ato de sonhar, a cosmologia indígena e a capacidade de imaginar futuros alternativos são tecnologias que mantêm esperança e fé na humanidade”. 

Por isso, é muito relevante prestarmos atenção no que os povos originários dizem e buscam proteger. Afinal, são eles os grandes guardiões das florestas e do nosso futuro como humanidade. 

Por isso, vamos arregaçar e trabalhar para o Brasil ser o país do futuro? Esse é um trabalho que não deve ser feito só pelos políticos ou as empresas, mas por todos nós, membros da sociedade cívil, até porque também é sobre o nosso futuro e o dos nossos filhos e netos que está em jogo. 

E vai ser assim, juntos, que vamos transformar o Brasil em um país que tornou algum futuro possível pela preservação da Amazônia. Vamos nessa?

Quem é a Giovanna Nader? 

A Giovanna Nader é atriz, apresentadora e comunicadora socioambiental. Ela também tem uma plataforma de narrativas sobre o clima chamada “E o tempo virou”, que você pode acompanhar no Instagram, no YouTube ou no Spotify.

Que tal comentar o que você tem feito dentro da sua rotina para cooperar com um futuro melhor para a gente e diminuir as emissões de carbono? Nós vamos adorar saber e ver a tecnologia sustentável sendo cada vez mais aplicada por todos. 

Até a próxima!

Fonte: Dialogando - Conheça o que é a tecnologia sustentável com a Giovanna Nader e o nosso papel para apoiar o meio ambiente Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica