A conscientização da sociedade sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento econômico sustentável nas últimas décadas, trouxe para as empresas um novo desafio: aliar lucro e atuação responsável.
Segundo o Instituto Akatu, já consumimos 60% a mais de recursos naturais do que somos capazes de regenerar. Inovar em tecnologias e processos se tornou fundamental para a viabilidade dos negócios. E do planeta.
Pesquisa mundial da ISEAL Alliance apontou que empresas que detêm certificados de sustentabilidade registram melhores resultados em lucratividade, reputação e diminuição de custos.
As ações das corporações que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa valorizaram 100% entre 2005 e 2015, contra 25% das listadas no Ibovespa.
Sustentabilidade corporativa
Telefônica, Apple, Google e Heineken são exemplos de grandes multinacionais que já investem para atingir a meta de utilizar 100% de energias limpas e renováveis em suas fábricas e escritórios nos próximos anos, especialmente solar e eólica.
No ano passado, investidores do porte de Bill Gates e Jeff Bezos criaram um fundo de capital de risco de US$ 1 bilhão para financiar projetos para geração de energia zero-carbono.
Mas a capacidade de potencializar os benefícios da sustentabilidade não se restringe apenas às ações grandiosas. Com criatividade, todos os empreendimentos podem adaptar seus processos e estimular os clientes a fazerem o mesmo.
É o caso do hotel dinamarquês que ofereceu refeições gratuitas aos hóspedes que ajudassem a gerar energia para o prédio pedalando bicicletas elétricas. Ainda ganhou visibilidade e ampliou a taxa de ocupação.
Colaborar para o empreendedorismo social é outro pilar da sustentabilidade. A gigante do ramo alimentício Danone não só atingiu este objetivo, como atrelou as atividades à expansão do faturamento no Brasil.
Com o projeto Kiteiras, promove a capacitação de moradoras das comunidades de baixa renda para comercializar kits de suas marcas de iogurtes. É uma forma de gerar renda e, ao mesmo tempo, ampliar as vendas para este público.
A busca por novas estratégias e soluções sustentáveis para as organizações dentro do contexto brasileiro serão debatidas na 19ª Conferência Ethos 360º, nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo.
Serão 150 palestras voltadas para a reflexão sobre as mudanças necessárias para promover o crescimento, a diversidade e a integridade nos negócios.