Você está no meio do supermercado e lembra que não pagou aquela conta de luz. Pega o smartphone, acessa o aplicativo do seu banco digital e resolve o problema em dois minutos, na maior tranquilidade. Passou no caixa e o saldo está no vermelho? Tudo bem, é só pegar o smartphone novamente e pedir crédito adicional.
Por trás dessa facilidade, há um investimento maciço das instituições financeiras de mais de R$ 2 bilhões por ano em tecnologia e sistemas de defesa cibernética, conforme dados da Federação Brasileira de Bancos.
A alegria dos usuários em não ter mais que comparecer à agência para grande parte das transações bancárias se traduz nos números gigantescos do setor. Em 2017, pela primeira vez, o número de contas digitais movimentadas pelo canal internet banking se igualou ao total acessado pelo mobile banking, chegando a 59 milhões em cada um deles. Só naquele ano, foram abertas mais de 1,6 milhão de contas correntes por meio do celular, um patamar três vezes maior do que em 2016. Sinal de que muita gente já está convencida de quee que banco digital é seguro, além de ser uma facilidade no dia a dia.
Historicamente pioneiros no desenvolvimento de novas tecnologias para atender às demandas dos usuários, os bancos apostam hoje em novos recursos como inteligência artificial, computação cognitiva, analytics, blockchain, Internet das Coisas e NFC (near-field communication), que é a tecnologia que permite realizar pagamentos apenas aproximando o celular do dispositivo de leitura.
Tudo para conquistar os usuários mais adeptos que realizam mais de 80% das operações em um mesmo canal e, que em 2017 representavam 36% do universo dos consumidores brasileiros, conforme a Febraban.
O ambiente virtual bancário é seguro, mas o cliente também precisa colaborar!
Dicas importante ajuda e muito
Ajuda mesmo, Jose Carlos. Já conferiu também a matéria “Mês da internet segura: descubra como navegar com proteção” [https://dialogando.com.br/internet-segura/]?
Para sua segurança e comodidade o banco digital ajuda no seu dia dia, otimizando seu tempo.
😉
para sua segurança não envie seus dados por email.
muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns! 😀
Muito obrigado, Jorge!