Você sabe (e isso irrita!) que com o passar do tempo a velocidade dos smartphones cai cada vez mais.
O celular lento coloca à prova nossa paciência. Um simples comando, que antes te levava instantaneamente aonde você queria, pode virar uma longa novela.
E isso independe da sofisticação do aparelho. Os mais modestos são, claro, mais afetados. Mas isso não exclui a queda da velocidade dos mais sofisticados.
Isso ocorre por motivos diversos: falta de armazenamento, aplicativos muito pesados, uso de cartões de memória de baixa qualidade, a escolha por recursos animados etc. Há muitos fatores para engrossar o caldo dessa lista.
Se você adquiriu um aparelho lançado em 2016, por exemplo, vai sentir o celular muito lento em 2020 ao fazer um upgrade de software, porque o armazenamento, processadores, memória RAM e outros componentes se desenvolvem. E os sistemas operacionais mais recentes surfam na mesma direção.
Por isso, em missão por mais rapidez do seu smartphone, entregamos algumas dicas que podem te livrar desse estresse!
O que fazer quando o celular está lento?
No sistema Android:
1. Libere espaço de armazenamento: você vai se surpreender com a quantidade de arquivos que provavelmente nem saiba mais que estão lá.
Vá até a pasta “Downloads” e selecione tudo o que não lhe for mais de serventia. Lembre-se que não é mais necessário, por exemplo, guardar no dispositivo aquela foto antiga que significa muito para você.
Aposte no armazenamento na nuvem e suba tudo o que julgar necessário para plataformas como: Google Drive, OneDrive e Dropbox. Você terá esses arquivos sempre disponíveis e o celular lento pode dar os primeiros sinais de melhora no desempenho.
Músicas também consomem. Por isso, prefira uma solução de conteúdo musical por streaming, em vez de guardá-las na memória do seu dispositivo.
2. Exclua aplicativos: em algum momento você deve ter instalado apps que usou uma única vez. Desapegue. Avalie se são mesmo necessários para fazer morada em seu smartphone.
Acesse as “Configurações” e selecione “Aplicativos”. Aperte sobre aqueles que considera obsoletos e, na próxima janela, clique em “Desinstalar”.
3. Limpe o cache de apps: essa é especialmente para a turma superantenada nas redes sociais. O cache do Instagram, Facebook, YouTube e Twitter pode consumir armazenamento e, consequentemente, colocar em xeque o desempenho do seu aparelho.
No menu “Configurações”, clique em “Aplicativos” e selecione a plataforma que deseja fazer a varrição. Você será direcionado à tela com informações do app e deverá clicar em “Limpar cache”.
4. Organize o cartão microSD: faça sempre que possível o backup de arquivos inclusos no cartão micros, porque o extensor de armazenamento também pode tornar o celular lento.
Se seu aparelho contar com esse suporte, prefira deixar por lá o que realmente costuma utilizar. Pense que uma biblioteca desorganizada vai exigir maior capacidade de gerenciamento do seu Android.
5. Retorne para as configurações de fábrica: se você sentiu que nenhuma das medidas acima melhorou o desempenho, essa etapa pode ser a saída. Mas tenha consciência de que, mesmo com um backup, seu dispositivo perderá informações armazenadas, como: conta do Google, dados de aplicativos, músicas, fotos e outros arquivos.
No menu “Configurações”, clique em “Fazer backup e redefinir”. Selecione “Restaurar dados de fábrica” e aguarde o término do processo.
No sistema IOS:
1. Limpe cookies e dados do Safari: essas informações ficam escondidase ocupam espaço do seu dispositivo IOS. Vá para o menu “Ajustes”, clique em “Safari” e, em seguida, “Limpar histórico e dados dos sites”.
2. Apague aplicativos: o sistema automaticamente libera espaço, se necessário, com a remoção de aplicações pouco usadas mas que, futuramente, podem gerar novos downloads.
Se ainda assim seu aparelho padecer de lentidão, clique sobre os apps de pouca utilidade e escolha a opção “Apagar App” ou “Remover App” (nos modelos mais novos).
3. Elimine mensagens: o WhatsApp, por exemplo, ocupa bastante espaço e, nesse caso, o problema do celular lento também pode te assombrar.
Abra o próprio aplicativo e clique em “Configurações” na tela inicial. Toque em “Armazenamento e dados” e depois, no botão “Gerenciar armazenamento”. Você verá uma lista com as conversas. As mais pesadas estarão no topo.
Selecione-as individualmente e pronto! Você terá a opção de esvaziá-las ou escolher manualmente as fotos, vídeos e áudios que deseja apagar.
4. Copie suas fotos: prefira algum serviço na nuvem para armazenar fotos antigas que provavelmente tão cedo você não pretende usar.