A tecnologia fornece ferramentas que facilitam inúmeras tarefas do dia a dia, como fazer compras, realizar movimentações bancárias ou trabalhar remotamente, por exemplo. Ela também facilita as comunicações entre as pessoas e possibilita que estejamos conectados por meio de vários aparelhos, como computadores, smartphones e tablets. E, na era da informação digital, às vezes parece que sempre soubemos usar a Internet e aparelhos eletrônicos em geral.
Mas claro que não é bem assim. Como tudo na vida, aprendemos aos poucos como desvendar os mistérios por trás de cada nova tecnologia. Seja por meio da escola, de cursos ou mesmo pelo conhecimento de pessoas próximas, vamos aperfeiçoando nossa facilidade de uso por meio da exploração de novas possibilidades digitais.
Entretanto, se é verdade que muitos dos aparelhos eletrônicos são construídos com o objetivo de ser utilizados de modo intuitivo, também é verdadeiro afirmar que nem todo mundo tem intimidade com a tecnologia. Quem não conhece aquela pessoa que se bate com o computador ou o smartphone na hora de tirar fotos, fazer um download ou mesmo navegar na Internet?
A tecnologia desperta a curiosidade das pessoas, e esse é o melhor ingrediente para quem deseja aprender. Por isso, não basta fornecer os meios de acessá-la: é necessário também ensinar como utilizá-la. Muita gente, principalmente pessoas mais velhas, por vezes enfrentam dificuldades de compreender conceitos que podem soar básicos para quem passou praticamente a vida toda conectado. Da mesma forma, o uso da Internet pelos muito jovens merece ser guiado, de forma que eles aprendam a utilizá-la de forma segura e saudável.
A dica, então, é ter a paciência e compreensão para encarar essas duas realidades. Afinal, ninguém nasce sabendo de tudo!
Um pouco de humor ilustra bem essa situação: clique aqui