Inovação
14/05/2019 5 min

Tempo de leitura

Aplicativos para ajudar na segurança no trânsito

Alguns aplicativos são muito bons para ajudar qualquer motorista a passar pela loucura que é o trânsito nas grandes cidades do Brasil. Confira alguns!

Os aplicativos de mobilidade urbana chegaram há alguns anos e já é complicado imaginar nossas vidas sem eles. Mapas de papel e orientações improvisadas são coisas cada vez mais raras — agora dá pra descobrir em poucos minutos o melhor jeito de chegar a qualquer lugar. De quebra, dá até pra checar quais são os restaurantes, parques e locais públicos interessantes por perto. Mas e na hora de ficar atento ao trânsito? O Dialogando resolveu reunir aqui quatro aplicativos essenciais para que você planeje suas rotas sem se esquecer de seguir normas de trânsito e tomar cuidados essenciais para que todos estejam sempre seguros!

Trekken

O Trekken é um aplicativo que promete deixar bem mais divertida a jornada para um trânsito mais seguro. Com alguns conceitos de redes sociais e jogos, ele traça um perfil de cada motorista, com os hábitos de velocidade, segurança e pontos a serem melhorados. Ele detecta quando você performa alguma manobra mais perigosa, ultrapassa limites de velocidade ou age de maneira inadequada. Quanto mais cuidados você tiver, maior sua nota será! E você pode acompanhar o desempenho dos amigos. Assim, todo mundo pode ficar de olho e encorajar o outro a ser um motorista mais responsável e atento às normas de segurança. Ele está disponível de graça para Android!

Google Maps

O Maps é uma solução abrangente. Se você vai a algum lugar de carro, transporte público ou mesmo a pé, não importa: ele mostrará as melhores rotas, levando em consideração a sua escolha. Além de detalhar tudo isso, ele é essencial para trajetos a pé por escolher apenas locais com calçadas, sem indicar caminhos que envolvam atravessar fora da faixa de pedestres. O app apresenta fotos de locais de chegada e trajeto, pra que o usuário não se perca e saiba sempre se terá avenidas movimentadas ou cruzamentos à frente. Assim, fica mais fácil planejar uma saída de casa e prestar atenção para se manter sempre seguro. Você encontra gratuitamente para iOS ou Android.

UseBike

Perfeito para quem vai de bike para qualquer lugar! O UseBike ajuda a traçar rotas seguras e fornece, preferencialmente, caminhos com ciclovias. Caso você tenha algum problema com a bicicleta e precise de um socorro mecânico na hora, ele fornece também localizações de oficinas por perto. Assim, você não fica desprotegido em uma emergência. E caso você não tenha uma só sua, o UseBike também indica locais para aluguel. Tudo de um jeito colaborativo e uma interface bem bonita. Dá pra fazer o download sem custos para iOS e Android!

SOS Chuva

Dirigir na chuva demanda bastante atenção. E saber com antecedência sobre o tempo, alagamentos, árvores caídas, deslizamentos, queimadas causadas por raios ou outras complicações causadas por tempestades e chuvas pode ser essencial para recalcular uma rota ou até mesmo adiar a saída de casa. O aplicativo foi cria do pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e está sempre bem atualizado. Vale a pena baixar para temporadas de chuvas fortes e até para viagens, já que os satélites cobrem toda a América Latina. Você encontra o SOS Chuva de graça para iOS e Android.

É importante saber usar!

Todos esses aplicativos são úteis, mas é preciso ter responsabilidade. Nada de se distrair pela rua e não olhar por onde anda, hein? O melhor é checar o mapa em local seguro e seguir sempre prestando atenção no caminho. Pra quem usa dentro do carro, existe a alternativa dos suportes para celular. Quer saber onde acoplar o acessório para um uso seguro? Confira abaixo: 

A posição mais indicada para eles é dentro do campo de visão do motorista, pertinho do painel. Pode ser à direita ou à esquerda, mas nunca no centro. Nada pode atrapalhar a visão do caminho! 

Para não desviar o olhar do trânsito, foque no comando de voz! Abaixe o volume do rádio ou use o bluetooth para ouvir as instruções nos alto-falantes do carro, caso tenha disponível. E se o suporte se desprender e cair, deixe que caia! Para resgatar o aparelho, encoste o carro em um local apropriado e só então se abaixe para pegá-lo. O tempo gasto procurando e alcançando o que está no chão do veículo pode ser o causador de um acidente. É mais seguro — e até mais fácil — se você parar em um lugar adequado para organizar tudo e recolocar o suporte no devido lugar.

 

Se a segurança for uma prioridade, o uso do celular como GPS pode ser uma grande ajuda. Mas vale lembrar: tem hora pra tudo! E a hora de dar uma olhadinha nas redes sociais ou fazer uma ligação é quando estamos fora do trânsito. 😉

 

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Artigos relacionados