Home Office: 5 dicas para tornar o trabalho produtivo e eficiente

16 de março de 2020

O home office, do inglês trabalho de casa, é uma opção que vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas ao redor do mundo. Evitando que o trabalhador se desloque até o escritório, o home office traz outras vantagens como a comodidade, flexibilidade de horário, economia com transporte e alimentação e melhor aproveitamento do tempo.

Em tempos de contenção e combate ao coronavírus e com a OMS recomendando que as pessoas evitem aglomerações e também sair às ruas para evitar que o vírus se espalhe ainda mais, trabalhar de casa parece ser a melhor opção para as empresas continuarem produzindo.

É um movimento que está acontecendo no mundo inteiro. Já são mais de dezesseis mil infectados e países como EUA, México, Inglaterra e Brasil e empresas como Microsoft, Facebook, Twitter e Google já recomendaram que seus funcionários trabalhem de casa.

Porém, apesar da comodidade e conforto, trabalhar de casa pode ser um desafio para algumas pessoas. Por isso, reunimos aqui algumas dicas de como aprimorar sua experiência home office para que suas tarefas sejam feitas a tempo e seu dia seja produtivo!

5-dicas-home-office
  • Evite as distrações

Um dos principais desafios ao trabalhar de casa é manter o foco. Além das distrações por estar em um ambiente pessoal, as pessoas podem acabar se deixando levar pelo uso das redes sociais, automaticamente logadas em seus computadores.

Escolha um lugar agradável e silencioso, onde você possa focar no que está fazendo e se aproximar o máximo possível do ambiente que você tem no trabalho. Evite permanecer de pijamas ou roupas muito informais. Trabalhadores que fazem home office com frequência recomendam que você se arrume para trabalhar de casa, como se fosse se deslocar ao escritório num dia comum.

Mantenha também eletroeletrônicos desligados. TVs, videogames ou qualquer outra tela que possa te distrair e acabar tornando sua jornada improdutiva devem ficar disponíveis apenas nos horários de almoço ou pós trabalho.

Além disso, uma das dicas para evitar que você seja distraído por notificações de redes sociais ou caia na tentação de consulta-las a cada minuto é o Block & Focus, uma extensão de navegador que bloqueia redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube e outras. Ainda é possível personalizar quais serão bloqueadas, caso precise utilizar alguma delas profissionalmente.

  • Respeite seus horários

Em casa, é fácil confundir os ambientes e ainda mais, os horários. Apesar de algumas empresas oferecerem flexibilidade nesse quesito, tente se ater à sua rotina comum de escritório.

O horário de almoço ou descanso também deve ser respeitado. Se atente para não o exceder e também tente não continuar trabalhando enquanto faz sua refeição ou faz uma pausa para café ou descanso.

  • Faça reuniões via vídeo conferências

Para algumas pessoas o contato pessoal pode acabar sendo imprescindível, principalmente quando o assunto é reunião com clientes, apresentações e afins. Algumas empresas já optam por rotina por fazer reuniões remotamente com o intuito de economizar tempo e espaço no dia a dia de trabalho.

Mas apesar da praticidade e popularidade dessa alternativa, algumas ainda podem não estar familiarizadas com as opções disponíveis de vídeo-conferência. O Google recentemente disponibilizou gratuitamente a categoria avançada do Hangouts Meet aos assinantes da G Suite e G Suite for Education até dia 1º de Julho. Dessa forma, fica bem mais fácil de fazer reuniões e melhorar a experiência home office.

Existem também outras alternativas para vídeo-conferências. A Microsoft conta não apenas com o popular Skype, como também com o Teams, uma plataforma de chat online que permite não apenas que você crie vários grupos de conversa diferentes, como também que você abra uma sala online e compartilhe o link com as pessoas que você quer que participem do papo.

  • Ative as notificações

Longe do trabalho, a comunicação entre as equipes é muito importante. Para não perder nenhum detalhe do que está rolando no trabalho, procure saber se a ferramenta que seu trabalho usa para se comunicar com o time – seja alguma ferramenta de chat ou o próprio e-mail corporativo – tem uma opção de notificação sonora e visual para serem ativada.

Caso use uma plataformas de chat online como WhatsApp e o Telegram, elas oferecem a opção, no modo web, com a opção de ligar notificações no desktop para que você seja avisado caso uma nova mensagem chegue. Dessa forma, todo mundo fica em contato o tempo todo.

  • Faça backup de tudo

Em casa, algumas pessoas não têm acesso ao ambiente de rede interno da empresa. Para evitar qualquer perda de informações em casos de desligamento repentino da sua máquina ou até mesmo alguma falha ou pane do software do seu computador, é sempre importante lembrar de salvar constantemente seus documentos ou qualquer arquivo que você esteja produzindo.

Salve seus arquivos na nuvem utilizando serviços gratuitos como o Google Drive —  que libera até 15gb  —  ou o Microsoft One Drive.

O home office pode ser um desafio, mas em época de combate ao COVID-19, são medidas como essa que acabam fazendo a diferença para que o vírus não se espalhe e acabe atingindo mais pessoas. O importante é tentar sempre se organizar, listar tarefas e se atentar ao horário de trabalho, para que o dia seja produtivo e eficiente!

Fonte: Dialogando - Home Office: 5 dicas para tornar o trabalho produtivo e eficiente Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica