LinkedIn: cinco funções para aperfeiçoar seu perfil na rede social de relacionamentos profissionais

6 de agosto de 2020

Lançada em maio de 2003, como uma rede social com foco nas questões relacionadas ao trabalho, o LinkedIn, pode ser visto como um grande banco de dados de currículos e anúncios de oportunidades de emprego e negócios, mas a rede pode ser muito mais que isso.

Assim como a maioria das redes sociais, no LinkedIn, você também cria sua página de perfil, adiciona amigos, entra em comunidades, navega pelo feed de notícias e postagens. A principal diferença é o foco da plataforma: as conexões e postagens são voltadas para as relações profissionais. É possível destacar formações profissionais, habilidades e cursos de idioma, buscando uma boa colocação no mercado de trabalho.

LinkedIn

Mesmo com muitas funções e serviços disponíveis, muitos usuários só conhecem o básico da rede, e aprender mais sobre ela pode ajudar em uma recolocação no mercado de trabalho. Listamos abaixo algumas funções essenciais da plataforma:

1 – Perfil ou currículo?

No LinkedIn, o seu perfil é o seu currículo. Foto, nome, cargo atual, cidade de residência e informações de contato (e-mail, telefone e links de sites pessoais ou de outras redes) são as primeiras informações a serem exibidas com um texto que você escreve sobre você. Na sequência, uma lista de experiências profissionais, formação acadêmica, licenças e certificados, competências e recomendações, conquistas e interesses.

São milhões de perfis na rede, e para se destacar entre estes, é necessário criar um perfil atrativo. Na seção de experiência profissional, não faça uma mera listagem de empregos anteriores. Descreva suas funções e atribuições, coloque anexos ou links que apresentem o trabalho que você realizou no período. A mesma dica vale para sua formação acadêmica e para os cursos e as certificações que realizou, essas descrições mais completas podem ser o diferencial para você ser escolhido em uma análise de currículos.

Já a seção de competências e recomendações é a área social do seu currículo, aqui você pode adicionar suas competências, mas também recebe a indicação de outras pessoas, assim como você pode recomendar competências para as pessoas que você conhece. Seja generoso – e sempre honesto – com suas recomendações e receba recomendações de seus contatos!

2 – Rede de contatos

No LinkedIn, seus amigos são uma forma de networking. Quanto mais conexões, mais chances de o seu perfil ser visitado por empresas e profissionais do seu ramo de interesse. Portanto, é recomendado que o usuário adicione e crie conexões com diferentes profissionais, dentro da plataforma, e não apenas com os amigos mais próximos.

Existe também a opção de “seguir” um perfil, sem necessariamente adicioná-lo às suas conexões. Essa opção geralmente é aplicada em perfis de líderes de grandes empresas reconhecidas no mercado de trabalho. Eles são conhecidos como Top Voices — profissionais e empresas selecionados pelo próprio LinkedIn, que produzem conteúdos específicos para a plataforma.

 3 – Grupos

Grupos são comunidades onde os interessados por um assunto específico se encontram para compartilhar conteúdos e debater sobre suas novidades e funcionalidades. É um recurso que enriquece seu contato profissional e amplia ainda mais networking. O usuário pode pesquisar as comunidades inserindo o termo ou assunto desejado na barra de busca principal do site. Uma vez encontrado o grupo que deseja participar, é necessário enviar uma solicitação ao administrador para que a participação seja confirmada.

4 – Oportunidades de emprego

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para que usuários em busca de uma colocação no mercado de trabalho encontre oportunidades de emprego que se encaixem em suas habilidades e interesses. Assim como empresas podem anunciar novas vagas, você pode anunciar que está à procura de um emprego, especificando a área desejada.

É possível criar alertas para vagas de emprego que se encaixem em seu perfil, a partir de alguns termos e palavras-chaves determinados por você. Assim, mesmo não estando ativo na plataforma, você pode receber um  e-mail ou uma push notification (alerta de notificação diretamente na tela do seu smartphone).

5 – Enquetes e lives

Em maio de 2020, o LinkedIn anunciou o lançamento de uma função para transmitir conferências e eventos ao vivo, dentro da própria plataforma. Nesse anúncio também foi divulgada a possibilidade de criar enquetes em seu feed, que podem ser utilizadas como forma de pesquisa e fonte de informações entre suas conexões.

O LinkedIn é muito mais do que uma plataforma para procurar e oferecer empregos: por meio da rede social, você pode conhecer novos profissionais da sua área, oferecer serviços, receber novidades de marcas e empresas de seu interesse e criar uma ampla rede de contatos profissionais, ampliando e aprimorando seu desenvolvimento profissional. J

Fonte: Dialogando - LinkedIn: cinco funções para aperfeiçoar seu perfil na rede social de relacionamentos profissionais Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica