Adquirir competências digitais implica em entender e compreender a tecnologia com a finalidade de poder tirar decisões reflexivas e críticas. Por isso, aprender a programar, ou seja, adquirir capacidades de criação tecnológica, faz com que tenhamos uma ferramenta útil para toda a vida.
E o processo desse aprendizado não se encerra nos conhecimentos curriculares, mas também auxilia em outras capacidades, como o trabalho em equipe, a oratória, o desenvolvimento da criatividade etc. Quando mais cedo começa a educação tecnológica, melhor: isso permite trabalhar nas crianças fatores como o pensamento lógico, matemático ou abstrato.
Aplicativos para smartphones e tablets são grandes aliados no aprendizado tecnológico. Eles favorecem a retenção de conceitos de maneira prática, já que crianças e adolescentes movem os elementos da tela com as próprias mãos.
Por isso, cada vez mais escolas incluem a tecnologia nas aulas, seja por meio de aplicativos, jogos ou outros recursos. E isso é algo que também pode ser desenvolvido dentro de casa, unindo a família em atividades em que se pense no uso da tecnologia.
* Esse material foi adaptado do site Família Digital, mantido pela Telefônica na Espanha, cujo objetivo é impulsionar a educação digital e contribuir para criar uma Internet melhor para crianças e adolescentes.