Lixo na lata, wi-fi no celular

17 de março de 2017

Figurinhas comuns no cenário urbano da Índia, os catadores de tralhas — ou Kabadiwallah —  recolhem papel, plástico e metal arrastando seus carros de mão pelas ruas e anunciando sua chegada com buzinas de bicicleta. Aos gritos que soam como um pedido de ajuda, eles atraem moradores para fazer negócio: vendem jornais velhos e outras tralhas que depois vão ser reciclados. Mas mesmo com esses milhões de trabalhadores do mercado de lixo e reciclagem dando tudo de si, a situação do lixo na Índia não é boa. O país, com 1,2 bilhão de habitantes, produz uma imensa quantidade de resíduos. São cerca de 70 milhões de toneladas por ano.

Acontece que as estatísticas atuais apresentam o lixo como um dos maiores problemas da sociedade e das cidades modernas. Nossos hábitos e modo de vida são a questão inicial para a solução desse problema. O lixo ainda não possui gerenciamento adequado e com isso aparecem inúmeras consequências ambientais, sociais e graves problemas de saúde pública. Não é à toa que a produção de resíduos sólidos no mundo chega a 2 milhões de toneladas por dia, 730 milhões de toneladas ao ano.

Em 2012, os indianos Raj Desai e Pratik Agarwal fundaram a startup ThinkScream, que desenvolve projetos focados na união entre tecnologia e comportamento. Foi então que, motivados pelo cenário do lixo na Índia e cansados de verem tanta sujeira pelas ruas de Mumbai, resolveram criar uma ‘’lixeira inteligente’’. A ideia surgiu durante um festival de música em 2013, no qual os dois se perderam e demoraram duas horas para achar a saída, devido a enorme quantidade de lixo espalhado pelo chão.

O resultado foi a união da ThinkScream com uma equipe local de telecomunicações para o lançamento de seis lixeiras inteligentes, com cerca de 1,4m de altura e um custo de aproximadamente US$ 1.470, em um festival em 2014. O aparelho possui um painel de LED que acende e fornece um código único a cada vez que algo é jogado na lixeira. Essa senha garante a cada pessoa uma conexão Wi-Fi de 15 minutos com um alcance de até 50 metros. Um detalhe, este não é o primeiro aparelho que desenvolvem cuja recompensa aos usuários é W-iFi. O produto principal da empresa, criado para salas de cinema em Mumbai, permitia o uso de Wi-Fi para pedir comida da loja do cinema e ser servido no assento. Mas foi a partir do lançamento da “lixeira inteligente” que, segundo o CNN Money, a start-up recebeu diversas propostas de empresas que veem o projeto como uma oportunidade viral de marca. No entanto, eles dizem que é cedo medir o alcance da lixeira.

“Não fizemos uma análise “antes e depois” ainda, mas sabemos que as pessoas realmente gostam de usar a lixeira, primeiro pelo fator “uau!” e depois pelo WiFi gratuito”,  indicou Desai.

Soluções para reduzir o lixo e possibilitar uma melhor mobilidade urbana e qualidade de vida estão cada vez mais recorrentes. E com a ajuda da tecnologia tudo fica mais fácil. Os aplicativos LimPOA e ColetaTri, por exemplo, são opções para buscar informações sobre dias, locais e como fazer o descarte correto de resíduos.

ThinkScream

LimPOA

ColetraTri

Fonte: Dialogando - Lixo na lata, wi-fi no celular Dialogando

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