O contexto profissional vem colocando a saúde mental de muita gente à prova. Por isso, as startups do setor de bem-estar vêm somando esforços junto à tecnologia na luta contra um mal cada vez mais comum no mundo business: a Síndrome de Burnout.
A consultoria de recursos humanos Robert Half apontou que 53% dos líderes entrevistados no levantamento Guia Salarial 2022 acreditam que seus colaboradores estão mais suscetíveis a crises de estresse, ansiedade e burnout.
E não à toa, não é mesmo? Profissionais de áreas diversas trabalham em níveis cada vez mais estressantes. Ninguém quer entrar para as estatísticas cavalares do mundo do desemprego, especialmente agora, que as instabilidades socioeconômicas, acentuadas pelo longo período de crise sanitária, às vezes parecem um fantasma rondando a vida das pessoas.
A boa notícia é que o combate à Síndrome de Burnout ganhou aplicações de inteligência artificial incríveis. Neste post, a gente te apresenta apps que podem colaborar com o alívio do estresse, do sentimento de exaustão, dos sintomas de cansaço físico e mental e da ansiedade.
Aproveite para se convencer de que há meios para não se sobrecarregar mentalmente e saiba se você têm predisposição para adquirir o distúrbio neste link.
Burnout, trabalho e tecnologia
As discussões que vêm jogando luzes sobre o tema da saúde mental no ambiente de trabalho crescem, mas nem sempre é fácil para o colaborador identificar em que momento a tecnologia deve entrar em cena a seu próprio favor.
A falta de familiaridade com a pauta, infelizmente, colabora para que as pessoas posterguem a ajuda médica, e quando elas por fim procuram um especialista, o distúrbio muitas vezes já ganhou dimensões crônicas mais complexas.
Nesse cenário, Carolina Dassie, CEO e Fundadora da Hisnëk – empresa desenvolvedora do IVI, aplicativo desenvolvido para ambientes corporativos – acredita que “as tecnologias com Inteligência Artificial devem ser oferecidas continuamente aos colaboradores, dando a tranquilidade para que saibam que o que estão compartilhando com a ferramenta é simplesmente para ajudá-los, propor práticas, vivências e ações para que se sintam melhor, e não para compartilhar dados com gestores ou o RH”.
Abaixo, entregamos plataformas para quem já apresenta sintomas da Síndrome de Burnout, e para quem trabalha muito, mas quer, antes de tudo, contar com a saúde mental em plena harmonia.
Cíngulo
Cíngulo é um app de terapia guiada que busca ajudar no cuidado com a saúde mental e emocional.
A plataforma realiza testes de personalidade que traçam o perfil do usuário, traz técnicas de autocontrole e autoconhecimento, além de exercícios para incluir na rotina. O app mantém nota máxima na Apple Store. Na Play Store, é avaliado com 4,9 estrelas, eleito um dos melhores aplicativos de 2019.
Oferece funções gratuitas e pagas.
IVI
Por enquanto, a plataforma é comercializada apenas para empresas e pretende tornar o ambiente corporativo mais aprazível e acolhedor para seus colaboradores.
O aplicativo oferece ativamente o atendimento com psicólogos on-line para usuários em situação de atenção ou risco, e reúne outros benefícios relacionados ao tema entre seus recursos.
Seus desenvolvedores garantem que a solução respeita os protocolos de sigilo médico e obedece às bases legais previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A assistente fornece ajuda para quem apresenta sintomas da Síndrome de Burnout, dentre transtornos diversos, e está disponível para Android e IOS.
ATMA
Prevenir é parte importante no processo de nos antecipar à Síndrome de Burnout. Nesse cenário, quem investe em doses diárias de meditação ou ao menos medita naquela janela encontrada durante a labuta, sai na frente.
A solução oferece meditações para todos os níveis, com meditações livres ou guiadas pelo monge Satyanatha, que por muitos anos permaneceu recluso em um monastério da Índia e, hoje, divide conhecimentos milenares pelo bem-estar das pessoas.
O app conta com uma sessão de autoconhecimento importante para encontrar brechas que colocam em xeque o foco. Pode ser personalizado de acordo com sua agenda e ainda conta com coleções para diminuir o estresse, controlar a ansiedade e ajudar a dormir melhor.
ATMA oferece funções gratuitas e pagas e está disponível para Android e IOS.
Medidor de risco de Burnout
Suspeitou? Procure ajuda. Há testes disponíveis capazes de te dar um norte sobre a predisposição para a Síndrome de Burnout. Um deles é o Team Guide, plataforma que também entrega ferramentas para empresas gerirem seus RHs de forma mais estratégica e focada na saúde mental das pessoas.
De qualquer forma, aos primeiros sinais do distúrbio, jamais deixe de buscar ajuda psicoterápica. O diagnóstico é feito por meio de testes psicológicos e o levantamento de informações baseadas na história de vida do paciente e de sua relação com o trabalho.
Para mais dicas valiosas pela manutenção da sua saúde mental, confira o #TemConversaPraTudo com Bem-estar digital – a adoção de novas culturas pela manutenção da saúde física e mental.
Coloque na agenda práticas saudáveis no dia a dia e bora trabalhar com mais sensação de prazer, menos sentimentos de pressão, combinado?