O 5G no MWC (Mobile World Congress) 2023: o que está por vir?

10 de março de 2023

O 5G ditou as regras das próximas inovações apresentadas no Mobile World Congress, maior evento de tecnologia móvel do mundo, realizado em Barcelona entre 27/02 e 03/03.

Claro que, como especialistas da nova geração de redes móveis e banda larga, a gente não podia deixar de trazer as novidades que prometem ser o sonho de consumo das vitrines virtuais, de acordo com o nosso time que participou da cobertura do evento.

O MWC acontece anualmente desde 1987 e traz as principais tendências em conectividade, smartphones e smartwatches. Com o mercado voltado para gadgets desenvolvidos para o 5G, as palavras de ordem da feira foram inclusão digital e melhor experiência do usuário. Tudo isso, em máxima velocidade.

Com 1 bilhão de conexões à quinta geração alcançadas em 2022, a expectativa é que haja um boom de novos usuários e possibilidades.

Mas como será esse futuro?

Entenda!

XGS-PON

#PraTodosVerem: imagem colorida do dispositivo XGS-PON metalizado e em formato de cerca de 10cm. Reprodução: Atoptechnology.

Conceitualmente, é uma conexão de fibra óptica responsável por transmitir dados tanto de download, quanto de upload, simetricamente, podendo chegar à velocidade máxima de até 10 Gbs/s.

Ser simétrica significa dizer que, ao contrário dos PONs (redes ópticas passivas) anteriores, nos quais o downstream é mais rápido que o upstream, a tecnologia apresenta a mesma velocidade para ambos, atendendo às necessidades do mundo moderno. Afinal, hoje as pessoas baixam dados robustos, como vídeos e filmes, mas também sobem muitos deles – videoconferências e jogos on-line, por exemplo, sem contar o compartilhamento em nuvens.

Além de tudo, seus desenvolvedores prometem que a novidade traz muito mais segurança.

“É possível contar com uma experiência mais segura e uma conexão verdadeiramente perfeita ao lado de velocidades máximas. Os gateways externos são equipados com um PoE (Power over Ethernet) para implantação flexível e são projetados para uma classificação IP67 para resistir a poeira e umidade, assim suportando ambientes extremos”, compartilhou Nelson Ito, Diretor de Desenvolvimento para Provadores da TP-Link, fabricante global de produtos para rede de computadores.

5G Non-Terrestrial Network

#PraTodosVerem: simulação da conectividade promovida entre céu, mar, terra e as áreas mais remotas do planeta pela tecnologia 5G Non-Terrestrial Network. Reprodução: Keysight.

A especialista no desenvolvimento de processadores para equipamentos eletrônicos, MediaTek apresentou o 5G Non-Terrestrial Network, tecnologia baseada em redes não terrestres (NTN), que são a chave para a conectividade 5G global.

Redes não terrestres? Sim! A tecnologia é capaz de expandir muitos cenários de conexão a partir de comunicações por satélite via estações aerotransportadas, considerando situações como ar-terra ou controle de voo de veículos aéreos não tripulados (UAVs).

Mas por que fomentar as comunicações NTN?

De acordo com estatísticas de mercado de organizações industriais, em 2020 as tecnologias de comunicação sem fio cobriram mais de 80% da população mundial, mas menos de 40% da massa terrestre da Terra. 

Nesse cenário, as comunicações por satélite da NTN podem focar na cobertura em todo o mundo, mesmo em áreas marítimas, remotas e polares, para atender à necessidade de conectividade em escala planetária. 

Holograma bidirecional 

#PraTodosVerem: imagem colorida de um homem vestido de terno e à sua frente, sua imagem reproduzida por um holograma

A Aumenta Solution, especialista em soluções em realidade aumentada, também trouxe avanços apenas possíveis com o 5G.

A ideia de seu holograma bidirecional, com pouco mais de meio metro, é transmitir em tempo real, por meio de um dispositivo, a imagem de uma pessoa onde quer que esteja localizado o aparelho.

A qualidade da inovação ainda não entrega a imagem do usuário em alta resolução mas, com mais de um holograma, é possível haver interação entre mais pessoas, o que abre um mar de possibilidades em cenários diversos, como o da educação, por exemplo, já que permite levar aprendizado mesmo às áreas mais vulneráveis.

5G WiFi7

#PraTodosVerem: imagem colorida de um smartphone deitado, apoiado sobre uma superfície plana. Sobre o aparelho aparece uma imagem em 3D do planeta com o número 7, em referência ao WiFi7. No canto inferior direito da tela aparece a imagem da mão de um homem tocando a tela com o dedo indicador. Imagem: Shutterstock.

Outra boa nova trazida pela TP-Link com as bençãos do 5G é o NB610v, produto que incorpora a quinta geração de redes móveis ao:

a) WiFi7 – Tecnologia que permite velocidades significativamente mais rápidas, ao empacotar mais dados em cada transmissão;

b) EasyMesh – Tecnologia que permite que diversos aparelhos se conectem nas funções de roteadores e repetidores e ao…

c) VoLTE (Voice over LTE) – Padrão de comunicação sem fio de alta velocidade para telefones celulares e terminais de dados, incluindo dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Tudo com Wi-Fis ultravelozes, por meio de três bandas largas com menor latência – solução equipada com duas portas WAN/LAN de 2,5 GbE para assegurar que os usuários estarão sempre on-line, ao mesmo tempo que fornece ligações rápidas com fios estáveis.

Finanças em segurança

#PraTodosVerem: imagem colorida das mãos de uma mulher segurando um celular em uma mesa, ao lado de um teclado. Na tela do dispositivo aparece um gráfico do mercado de ações na tela, ao fundo é possível ver o teclado de um computador.

A MWC também trouxe inovações para o mundo das Finanças que prometem tornar o universo das criptomoedas, NFTs e blockchains, dentre outras transações, muito mais seguras.

Aí você pode comemorar a perspectiva de pagamentos e operações financeiras com processos mais protegidos, rápidos e em diversos tipos de moedas. Afinal, o PIX e as notícias sobre o Real Digital estão aí como exemplos de como caminhamos para esse novo universo de trocas e guardas de patrimônio.

#PraTodosVerem: imagem colorida das mãos metálicas de um robô digitando no teclado de um notebook apoiado sobre uma mesa de madeira clara.

Deu para entender que as imersões tecnológicas que nos aguardam estão só começando, não? Daí o sucesso do Mobile World Congress,queaumenta as expectativas para o New International Expo Center (SNIEC), feira do setor de comunicação móvel que acontecerá em Xangai, na China, entre 28 e 30 de junho deste ano.

Enquanto a gente já está escolhendo a roupa para o evento, conte nos comentários quais inovações do MWCvocê já está louco para curtir!

Fonte: Dialogando - O 5G no MWC (Mobile World Congress) 2023: o que está por vir? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica