Podcast #42: Acessibilidade e segurança digital – construindo ambientes online para todos
Acessibilidade é um termo que muita gente ainda coloca em uma caixinha à parte. Muitos logo pensam em alguém que passou a vida em uma cadeira de rodas, mas esquecem que o próprio processo do envelhecimento pode requerer o acesso a tecnologias capazes de proteger, por exemplo, quem passa a sofrer por problemas comuns em decorrência da idade.
A verdade mesmo é que a relação entre acessibilidade e segurança pode parecer surpreendente à primeira vista. No entanto é fundamental compreender como esses dois aspectos estão interligados.
Vamos voltar a um capítulo recente da nossa história. Durante a pandemia, ficou evidente que a comunicação tornou-se desafiadora devido à voz abafada e à falta de pistas visuais por causa do uso de máscaras – isso reforçou a importância das expressões faciais como parte integral da comunicação.
Quando não conseguimos ver uma pessoa como um todo, temos dificuldades para entendê-la. Aí, imagine quão expostas aos riscos de segurança digital estão, por exemplo, as pessoas surdas ou com baixa visão enquanto não contarem com plataformas digitais realmente preparadas para recebê-las!
Se você se interessa pelo assunto e imagina que são muitos, fique, porque são mais que “muitos”. Para trazer a seriedade que essa pauta merece, convocamos para esta edição do podcast duas profissionais de gerações diferentes que estão na mira do crime e que trabalham pelo protagonismo feminino no front da cibersegurança.
Falamos de….
Paula Papis
Paula é empreendedora social na comunidade CyberSecurityGirls BR e atua na área de tecnologia há mais de 20 anos em cargos de liderança em empresas no Brasil e no exterior.
Acumula formações acadêmicas nas áreas de Comunicação, Ciência Política, Tecnologia da Informação, Riscos e Continuidade de Negócios, além de certificações técnicas em cibersegurança.
Lá atrás, quando o mundo tech era tomado por “cuecas”, ela já trabalhava, com afinco, para que as portas dos ambientes de TI pudessem, mais tarde, receber com mais conforto uma nova geração de mulheres necessárias nesse business, como…
Sabrina Ramos Barbosa
Sabrina é Analista de Segurança da Informação com especialidade em Cyber Threat Intelligence, na Stone.
Pós-graduada em Ethical Hacking, ainda é bacharel em Direito e criadora da comunidade Menina de Cybersec, que auxilia iniciantes e profissionais em migração de carreira para a Segurança da Informação.
Quando coloca a cabeça no travesseiro, nossa convidada não descansa: está sempre tentando entender como funciona a cabeça da bandidagem para que possamos navegar com alguma segurança pelas plataformas digitais – isso quando a gente ajuda, porque, convenhamos, tem gente que parece que ama dar brechas para o crime virtual!
Apenas dê o play e entenda: essa edição é necessária e está pra lá de especial!