Promover transformações sociais por meio da Internet. É assim que jovens do mundo todo têm se mobilizado para expressar opiniões, protestar e denunciar violações de Direitos Humanos.
O alcance das redes sociais e a facilidade de acesso propiciada pelos Smartphones e serviços de Internet móvel têm dado alcances gigantescos a causas que poderiam passar desapercebidas, não fosse a tecnologia.
Desde pequenos gestos, como monitorar a qualidade dos serviços públicos no bairro ou o ensino na escola, até grandes conquistas, como aprovar a Lei da Ficha Limpa, tudo pode ganhar força com o apoio da internet.
Relembre fatos que ganharam voz na internet e mudaram a história
2009
- Mobilização popular no Brasil para coletar 1,3 milhão de assinaturas para a Lei Ficha Limpa, que impede a eleição de políticos condenados por crimes.
- Comitê Gestor de Internet no Brasil lança 10 princípios fundamentais com o objetivo de embasar e fundamentar ações e decisões para governança e uso da Internet no Brasil.
2006 /2013
- O site WikiLeaks é uma organização com foco em divulgar na Internet informações confidenciais de governos e entidades, como corrupção e crimes de guerra.
2010
- Mohamed Bouazizi ateou fogo no próprio corpo e foi o estopim dos protestos na Tunísia que levaram o presidente Ben Ali a renunciar após 23 anos no poder.
2010/2013
- A Primavera Árabe é uma onda revolucionária que vem ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África. Manifestantes usam as mídias sociais para sensibilizar a população sobre a repressão e a censura por parte dos Estados.
2012/2013
- Occupy Wall Street é um protesto contra a ganância do setor financeiro americano. A estratégia do movimento é manter uma ocupação constante de Wall Street e o modelo se multiplicou por todo o mundo.
2012
- A brasileira de 13 anos Isadora Faber criou uma página no Facebook chamada de “Diário de Classe” para denunciar problemas da sua escola pública, como banheiros e refeitórios mal conservados.
2013
- Edward Snowden, ex-especialista em tecnologia da agência secreta americana, vazou informações confidenciais que indicam que os Estados Unidos mantêm uma forte ação de espionagem e quebra de privacidade em diversos países do mundo, inclusive o Brasil.
- Manifestações no Brasil, convocadas via redes sociais, contra o aumento na tarifa de transporte ganharam forte apoio popular. Atos similares começaram a acontecer por todo o país englobando temas como serviços públicos ruins e corrupção generalizada.
2014
- É aprovado o Marco Civil da Internet, lei que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
- O período eleitoral movimentou a Internet como nunca antes. Foram 674,4 milhões de interações no Facebook em três meses de campanha, cerca de 5,96 milhões de interações por dia. No Twitter, foram 39,85 milhões de postagens.
2015
- O Brasil sedia o Fórum de Governança da Internet, um evento multissetorial, democrático e transparente realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para debater políticas públicas de governança da Internet.
Conheça algumas ferramentas de mobilização na Internet
Avaaz
www.avaaz.org
Seleciona iniciativas que tenham como objetivo promover o bem comum. Utilizam o crowdfunding, que funciona como uma “vaquinha”: pessoas contribuem com o que puderem e isso torna possível realizar os projetos.
Benfeitoria
www.benfeitoria.com
Busca dinheiro para realização de projetos criativos. Qualquer pessoa que tenha uma boa ideia pode tornar seu projeto realidade. Se ele é selecionado, passa por um laboratório de criação antes de se partir para a captação de recursos.
Catarse
www.catarse.me
Movimento de incentivo a ideias que usam a tecnologia para o bem da sociedade. Pode apoiar, desde a criação de um app para melhorar a coleta seletiva no bairro, até uma boa campanha educativa na rede social.