A forma como as crianças e adolescentes utilizam a internet pode dizer muito sobre as escolhas e as vidas que eles andam levando. Assim como em todas as outras atividades cotidianas da vida dos filhos, como alimentação, saúde, estudos, relacionamentos e amizades, é importante manter-se por perto e atento quanto ao comportamento relacionado à vida online.
Alguns dos motivos de maior preocupação dos pais quanto ao uso da internet pelos filhos está relacionado ao que eles acessam e o tempo de conexão online. Nos dias atuais, o acesso à rede é múltiplo e está cada vez mais fácil se conectar. A função também é variada, sendo que os adolescentes podem usar a internet para conversar com os amigos, se atualizar sobre as novidades, realizar pesquisas e estudos, além de é claro, compartilhar e se comunicar sobre seus interesses e gostos. Assim como em outras áreas da vida, é necessário conversar e educar sobre os benefícios e prejuízos que a conexão à internet pode trazer para eles, introduzindo alguns temas, como ética e segurança.
Separamos algumas dicas importantes ajudar a orientar as crianças e adolescentes para um uso seguro da internet. Confira:
- Converse com seus filhos. Pergunte a eles quais sites eles gostam de visitar e aproveite para acessar os endereços com a intenção apenar de conhecer seus interesses.
- Caso você não esteja familiarizado com os ambientes digitais, peça ajuda a eles. Essa iniciativa pode já ser o começo de uma nova atividade em família.
- Entenda um pouco mais sobre o que eles acham sobre o tema intimidade e exposição. Pergunte o que consideram positivo para ser postado e o que não é legal na visão deles.
- Oriente sempre sobre segurança de dados, falando para jamais fornecerem algumas informações a pessoas, empresas ou plataformas estranhas. Conscientize de que não conseguimos ter certeza sobre quem está do outro lado, recebendo tudo isso.
- Lembre que as leis e regras de civilidade, boa educação e respeito valem também no ambiente digital da internet.
Nessa troca, é também interessante colocar-se sempre à disposição dos seus filhos para eventuais dúvidas e necessidades de ajuda que podem surgir. Por mais que eles conheçam as ferramentas e a mecânica da maioria das plataformas, os conceitos de maturidade e compreensão crítica para esse uso podem ficar de lado, já que estão em período de desenvolvimento. A orientação é importante também porque pais são os responsáveis legais pelas atitudes das crianças e adolescentes no ambiente digital.
E na sua casa, como é a conversa sobre o uso da internet?