É muito bom ter todas as fotos que trazem boas lembranças, músicas preferidas e apps práticos em mãos, mas sempre chega a hora que o celular fica sem espaço. Aí, não adianta reclamar porque todo mundo sofre com o aparelho travando, sem conseguir baixar coisas novas…
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a liberar espaço na memória do seu celular e voltar a usar o aparelho na sua funcionalidade máxima.
Apague aplicativos que você quase não usa
Com o tempo, vamos acumulando apps de todos os tipos em nosso aparelho e muitos deles, paramos de usar. É recomendado, de tempos em tempos, fazer uma revisão do que você instalou e avaliar a real necessidade do que está lá. Para isso, existem 3 perguntas que podem ajudar:
“Eu ainda uso esse app?”
“Ainda preciso dele?”
“Se eu apagar, vai atrapalhar em algo no meu dia a dia?”
Se as respostas forem “não”, apague e deixe esse espaço para coisas mais úteis para você.
Guarde seus arquivos na nuvem
Você não precisa mais levar todos os seus arquivos favoritos com você ou guardá-los em um único dispositivo. Com tantos serviços para guardar suas fotos, músicas e vídeos na nuvem, você pode apagá-los do seu celular. Como os arquivos ficam armazenados nos servidores das empresas que prestam o serviço, você pode acessá-los a qualquer momento, desde que conectado à internet.
Um dos mais famosos serviços de armazenamento na nuvem é o Dropbox. Seu plano básico é gratuito e a conta te dá direito a guardar até 2GB. Outros serviços famosos são o iCloud, o Google Drive e o OneDrive.
Programe-se para fazer backup, formatar e restaurar
Alguns aplicativos podem, depois de um tempo, guardar “lixo” em seu celular. Esses arquivos são baixados junto dos aplicativos, mas ao longo do tempo, ficam sem função e mesmo assim, continuam na memória do seu celular. Uma solução é realizar o backup do celular, resetando o aparelho e restaurar os dados nele novamente.
Para fazer esses passos, vai variar qual o sistema de seu aparelho. Caso seja Android, clique aqui para ver as instruções. Se for iOS, clique aqui.