Por causa do uso intenso no mundo do trabalho, smartphones são frequentemente vistos como um estorvo por casais em momentos românticos.
Contudo, cada vez mais usuários de celulares usam aplicativos para flertar com um crush. Seja para estreitar os laços recém-formados com seu novo amor ou expressar seus sentimentos pelo parceiro de longa data.
Diferentes pesquisas acadêmicas têm mostrado que a troca de mensagens por escrito dá aos apaixonados a possibilidade de planejar melhor o que querem dizer – e a linguagem mais adequada para criarem encanto.
Emoticons são uma das armas para alcançar a intimidade desejada. E devem ser usadas por quem busca um diálogo com mais diversão e proximidade.
O analista de teste de software Edson Magalhães Rocha é um entusiasta dos aplicativos. Fazendo uso intensivo deles para se corresponder com sua companheira Bruna.
“Usamos aplicativo de celular para conversas sobre as tarefas do dia a dia, troca de informações e memes casuais. Mas, no meio disso tudo, rola o romantismo”, conta.
“Acompanhando uma música inusitada que compartilho com ela, por exemplo, geralmente mando um bilhete carinhoso”, diz.
Quando o recado é mais exigente, Edson prefere não digitar diretamente no aplicativo. “Eu paro, reflito e escrevo primeiro em um aplicativo de bloco de notas“.
“Tenho medo de não conseguir transmitir as ideias com a intensidade necessária se digitar diretamente e enviar”, explica.
As mensagens de áudio, segundo ele, são reservadas para quando o texto escrito poderia causar erros de interpretação.
Para J. Mitch Vaterlaus, professor da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, e autor de diversos estudos sobre tecnologia e relacionamentos, os smartphones trazem várias possibilidades interessantes para a comunicação romântica.
Em minhas pesquisas, adolescentes e jovens adultos apontam que os smartphones lhes permitem ser mais abertos – dando-lhes, por exemplo, mais tempo para pensar sobre o que eles querem dizer ou como querem responder por meio de mensagens de texto”, afirma.
Aplicativos de comunicação instantânea, além disso, permitem uma troca de ideias e informações mais convenientes para jovens casais.
“Mas a tecnologia também traz desafios: os celulares podem causar problemas na interação cara a cara, por exemplo, e as fronteiras do relacionamento podem ser disputadas – pela conexão com antigos parceiros ou com novas pessoas”, afirma.
É sempre importante lembrar que #temhorapratudo e o uso consciente da tecnologia pode aproximar ainda mais você e seu crush 😉