Likes, flashes, ring lights e muuuitas fotos “babado” para encher os olhos da audiência no seu feed!
O mundo dos influenciadores digitais só cresce, e tem muita gente que prefere ouvir a opinião de quem até há pouco tempo era anônimo do que das celebridades com contas milionárias no Instagram, não é verdade?
No universo das redes sociais, perfis com muitos seguidores conseguem, de cara, algumas vantagens.
Quem fala de cabelo já nem paga mais cabeleireiro ou investe na compra de shampoos. Ganha tudo de graça só para mostrar para todo mundo o produto usado nas madeixas, ou para que o profissional do salão de beleza, por exemplo, consiga uma marcação de sua arroba (@) por 24 horas nos Stories.
Mas nem tudo é permuta. Tem gente fazendo dinheiro de verdade como influencer digital, por isso, há quem considere que o ato de influenciar virou trabalho de verdade.
Profissão ou não, há um fator que não podemos negligenciar: ser capaz de influenciar pessoas requer, antes de tudo, muita responsabilidade (e trabalho!).
Então, abra a sua planilha e reserve o local mais iluminado da sua casa, porque o Dialogando entrega agora dicas valiosas para você, que quer brilhar nas redes sem perder a credibilidade.
Qual será meu foco?
Se você quiser falar sobre tudo na internet, você pode se perder e tornar seus conteúdos inconsistentes e irrelevantes. Aí, não vai dar para engajar seu público, que poderá se confundir e, rapidamente, apertar o temido unfollow: aquele botão em que deixa de te seguir.
Quando você define um nicho de mercado, consegue atrair pessoas com interesses semelhantes, que deverão permanecer por muito mais tempo na sua base de seguidores.
Um bom caminho é investir na produção de conteúdos sobre coisas que você mesmo curte. Por isso, defina quais são suas maiores habilidades e conhecimentos: moda, esportes, pautas sociais e de direitos humanos, entretenimento, saúde, bem-estar, maquiagem, gastronomia, enfim. Qualquer coisa com que você se identifique demais e julgue que tem propriedade para falar está valendo.
Pense que mesmo donas de casa vêm se tornando estrelas nas redes, ao falar sobre as últimas novidades em produtos de limpeza e técnicas para que aquele pano de prato encardido saia branquíssimo do varal.
Um perfil de respeito
Não peque no visual da sua rede social com materiais mal produzidos. A estética diz muito respeito ao interesse das pessoas pelo seu perfil.
Se o seu foco são fotos e vídeos, busque sempre um local bem iluminado ou invista em equipamentos como os ring lights para produzir seus conteúdos.
Um bom influencer digital também precisa estar sempre ligado nas novidades das plataformas. E olha… dá trabalho, porque elas se renovam com bastante frequência.
Neste cenário, é imprescindível dominar recursos de filtros e efeitos nos Stories do Instagram, além de torná-los interativos, abusando dos botões disponíveis. Vale investir na produção de capas para os destaques e na escolha da identidade visual que será aplicada às suas publicações. A ideia é que, entre milhares de conteúdos postados a cada segundo, você consiga criar uma marca pessoal que possa ser identificada em meio à multidão de posts.
Há alguns modelos pré-prontos que já facilitam muito esta etapa, disponíveis em aplicativos com serviços gratuitos como o Canva. A ferramenta é de fácil usabilidade e já traz alternativas nos formatos e dimensões adequadas para as redes sociais.
Quer uns toques valiosos para caprichar em seus Stories? Confira no post!
Pense que suas redes passarão a ser um cartão de visitas, então “arrume sua casa”, porque ela vai precisar estar sempre bonita!
Um influencer digital responsável
Lembra que falamos lá em cima que influenciar pessoas requer, antes de tudo, responsabilidade? Pois bem. Tenha certeza de que as informações que você está passando para a sua audiência são confiáveis.
Vai sugerir um produto ou serviço? Confirme se ele funciona bem, jamais minta para seus seguidores.
Falou no vídeo ou levou alguma informação para a legenda do seu post? Certifique-se de que essa informação é, de fato, verdadeira. Lembre-se que temos um árduo caminho pela frente para combater as fake news, que podem colocar em xeque a reputação de marcas e pessoas no primeiro deslize, ou prejudicar o receptor da sua mensagem.
Só dois exemplos. Se você sabe que determinado medicamento pode levar pessoas ao vício, é importantíssimo que você alerte sua audiência antes de recomendá-lo. Se você encontrou em algum site alguma receita mirabolante para emagrecer em 7 dias, não confie de primeira e saia passando essa receita para a frente. Pesquise!
Busque outras fontes da notícia em plataformas confiáveis, perceba se é possível encontrar especialistas recomendando o produto ou serviço. Se essa notícia só saiu em links patrocinados, desconfie.
Sempre que sua postagem for de conteúdo publicitário, avise. As pessoas precisam saber quando você está fazendo uma propaganda paga, e que a recomendação pode ter uma motivação meramente comercial.
Lembre-se sempre de que a internet não é um jogo e que há muita gente mal-intencionada querendo confundir as pessoas em prol de seus próprios interesses. Na dúvida, coloque em ação o repórter investigativo que há dentro de você: apure, apure, e apure antes de influenciar sua audiência.
Consequências penais
A manifestação de suas idéias e opiniões jamais poderá enganar, iludir, difamar, caluniar ou representar um discurso de ódio desfavorável a alguém, independente do motivo.
Tenha empatia e nunca se perca do termo ‘respeito’. Lembre-se ainda que, há casos em que o Código Penal estabelece que punições que vão desde o banimento do perfil, até prisão.
Torne seu perfil comercial
As redes sociais permitem a mudança de contas pessoais para comerciais. Essa troca te dará acesso a métricas importantes para entender o desempenho de suas publicações: número de curtidas, compartilhamentos, postagens salvas e contas alcançadas, entre outras.
Para entender melhor como fazer a leitura adequada desses números, sugerimos que você invista em cursos on-line de marketing digital. Há muitos disponíveis gratuitamente e essa imersão no aprendizado será definitiva para o seu progresso nas redes, pode acreditar!
A alteração vai te ajudar a entender quais conteúdos “performam” melhor com sua audiência, o que é imprescindível para que um influencer digital saiba agir com estratégia, a fim de aumentar sua base de seguidores.
Interaja com seu público
Influenciadores digitais devem doar parte do seu tempo respondendo às interações de seus seguidores. Tenha empatia, saiba ouvi-los, não deixe de responder aos comentários de suas postagens e trate sua audiência com imediatismo e carinho.
Você vai perceber que sua base de fãs passará a reproduzir seus conteúdos e que estes, consequentemente, chegarão a mais pessoas.
Seja aliado de outros influenciadores digitais
O contato com outros influenciadores digitais e a produção conjunta de conteúdos jamais pode ser vista como uma concorrência, pelo contrário.
Nesse mundo, estar perto de pessoas que atuam no mesmo ramo pode aumentar o engajamento de suas publicações e atrair mais parcerias e contratação de marcas.
Por isso, abuse de recursos como as lives, por exemplo. Convide pessoas de grande alcance nas redes para falar sobre assuntos pertinentes no seu eixo de atuação. O resultado será bacana para ambos.
Seja organizado e produza
A organização deve fazer parte do seu modus operandi desde já. Prepare seu calendário de postagens com antecedência, se possível em planilhas, e busque ser sempre relevante. Não opte por entregas superficiais, só “por fazer”.
Mas não deixe, claro, de entrar em cena quando estiver rolando aquele burburinho que já entrou para os trending topics (assuntos do momento) do mundo virtual.
Por exemplo: se você é um influencer digital dedicado às pautas contra a gordofobia, não pode perder a oportunidade de se manifestar quando estourar nas redes alguma polêmica envolvendo esse eixo.
Mas precisa agir rápido. Quando as pessoas estão muito envolvidas em um assunto, a tendência é que engajem mais quando você manifesta sua opinião enquanto o assunto ainda está quente nas plataformas.
Deu para perceber que, além de responsabilidade e disponibilidade, você vai precisar se dedicar bastante para ser um influencer digital de respeito, não é mesmo?
No fundamental, nossa dica é que você envolva muita paixão e carinho no processo, sem afobação. Ao definir sua atuação e, conforme você for se aprimorando, você vai ver que, com o tempo, estará desenvolvendo um trabalho relevante para sua audiência, com reflexos diretos na conquista de novos seguidores!