Internet, celulares, mil e um equipamentos digitais. Hoje todo esse aparato faz parte do nosso dia a dia, seja nos momentos de lazer ou trabalho.
Ninguém mais vive sem e a impressão é que sempre estiveram aí, mas foram necessárias décadas de muito trabalho e suor de talentosos inventores em suas ideias revolucionárias.
Confira cinco “pais” de novas tecnologias que ajudaram a construir a sociedade digital conectada.
Pais da Internet
Digamos que este é um filho com não um ou dois, mas com alguns pais. O primeiro protótipo da rede foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1969, com a participação do cientista Paul Baran, e conectava quatro universidades.
No ano seguinte, os pesquisadores Vint Cerf e Robert Kahn criaram o TCP/IP, possibilitando que máquinas de diferentes tipos e padrões se interligassem.
Em 1989, o cientista Tim Berners-Lee lança aWorld Wide Web (www), com a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e um servidor em 1990.
Pai do celular
Em 1970, o gerente-geral da divisão de Sistemas de Comunicação da Motorola, Marty Cooper, liderou o desenvolvimento do primeiro telefone sem fio, o Motorola Dyna-Tac.
O projeto mobilizou praticamente todo o corpo de engenheiros da empresa e a primeira ligação foi efetivamente realizada em 1973. Ainda em 1983, um celular custava o equivalente a 10 mil dólares em valores de hoje e era um verdadeiro “tijolo”.
Hoje, se tornou tão popular que há modelos e preços para todos os bolsos – onde, aliás, eles cabem.
Pais da câmera digital
Willard Boyle e George Smith desenvolveram em 1969 o sensor CCD (Charge-Coupled Device), que permitia converter imagens capturadas diretamente em dados digitais.
A inovação foi usada por Steve Sasson, em seu laboratório na Eastman Kodak Company, para montar a que foi considerada a primeira câmera digital do mundo.
As fotos eram gravadas em uma fita-cassete, que depois tinha que ser reproduzida em um equipamento portátil ligado a um computador, já que não havia LCD.
Pai do videogame
Ralph H. Baer é apontado como o inventor do videogame de console em 1960. Seu sistema, o Brown Box, foi licenciado posteriormente para a Magnavox e lançado em 1972 com o nome que hoje é reverenciado pelos aficionados: Odyssey.
Pai do PC
Henry Edward Roberts criou em 1975 o Altair 8800, creditado como o primeiro computador pessoal da história.
Vendido como um kit, exigia que o comprador soldasse todas as suas peças e foi o equipamento que inspirou Bill Gates e Paul Allen – pais da Microsoft e do Windows – a programar seu primeiro software.