genios-da-tecnologia-e-seus-filhos-prodigos

Gênios da tecnologia e seus filhos pródigos

Gênios da tecnologia e seus filhos pródigos

Internet, celulares, mil e um equipamentos digitais. Hoje todo esse aparato faz parte do nosso dia a dia, seja nos momentos de lazer ou trabalho.

Ninguém mais vive sem e a impressão é que sempre estiveram aí, mas foram necessárias décadas de muito trabalho e suor de talentosos inventores em suas ideias revolucionárias.

Confira cinco “pais” de novas tecnologias que ajudaram a construir a sociedade digital conectada.

Pais da Internet

Digamos que este é um filho com não um ou dois, mas com alguns pais. O primeiro protótipo da rede foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1969, com a participação do cientista Paul Baran, e conectava quatro universidades.

No ano seguinte, os pesquisadores Vint Cerf e Robert Kahn criaram o TCP/IP, possibilitando que máquinas de diferentes tipos e padrões se interligassem.

Em 1989, o cientista Tim Berners-Lee lança aWorld Wide Web (www), com a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e um servidor em 1990.

Pai do celular

Em 1970, o gerente-geral da divisão de Sistemas de Comunicação da Motorola, Marty Cooper, liderou o desenvolvimento do primeiro telefone sem fio, o Motorola Dyna-Tac.

O projeto mobilizou praticamente todo o corpo de engenheiros da empresa e a primeira ligação foi efetivamente realizada em 1973. Ainda em 1983, um celular custava o equivalente a 10 mil dólares em valores de hoje e era um verdadeiro “tijolo”.

Hoje, se tornou tão popular que há modelos e preços para todos os bolsos – onde, aliás, eles cabem.

Pais da câmera digital

Willard Boyle e George Smith desenvolveram em 1969 o sensor CCD (Charge-Coupled Device), que permitia converter imagens capturadas diretamente em dados digitais.

A inovação foi usada por Steve Sasson, em seu laboratório na Eastman Kodak Company, para montar a que foi considerada a primeira câmera digital do mundo.

As fotos eram gravadas em uma fita-cassete, que depois tinha que ser reproduzida em um equipamento portátil ligado a um computador, já que não havia LCD.

Pai do videogame

Ralph H. Baer é apontado como o inventor do videogame de console em 1960. Seu sistema, o Brown Box, foi licenciado posteriormente para a Magnavox e lançado em 1972 com o nome que hoje é reverenciado pelos aficionados: Odyssey.

Pai do PC

Henry Edward Roberts criou em 1975 o Altair 8800, creditado como o primeiro computador pessoal da história.

Vendido como um kit, exigia que o comprador soldasse todas as suas peças e foi o equipamento que inspirou Bill Gates e Paul Allen – pais da Microsoft e do Windows – a programar seu primeiro software.

Fonte: Vivo Dialogando - Gênios da tecnologia e seus filhos pródigos (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)