Tecnologia e leitores de livro digital podem ajudar a criar hábitos de leitura

26 de março de 2025

A leitura é fundamental na vida. Seja dos livros físicos ou nos leitores de livro digital. Isso porque é através dela que há o desenvolvimento crítico e intelectual, uma vez que ler estimula o cérebro, abre as portas para a imaginação, além de possibilitar o acesso a outras culturas e mundos sem sair de casa. 

Mas, apesar de todos os seus benefícios para a formação humana, o hábito de ler entre os brasileiros tem apresentado uma queda significativa nesses últimos anos. É o que aponta a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em novembro de 2024. De acordo com o estudo, pela primeira vez na história o número de não leitores ultrapassou o de leitores no país.  

É por isso que estamos aqui hoje. Porque entendemos que a tecnologia abre a possibilidade de criar novos leitores. Quer saber como? Então acompanhe, porque hoje falaremos sobre:

  • Por que as pessoas estão deixando de ler? 
  • Como a tecnologia pode ser uma aliada ao incentivar que as pessoas leiam;
  • Benefícios do uso da tecnologia na leitura;
  • Principais aplicativos para auxiliar

Boa leitura!  

Por que as pessoas estão deixando de ler? 

Segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2024, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro nos três meses anteriores ao estudo, superando, pela primeira vez, a proporção de leitores no país. 

Se comparado aos resultados da mesma pesquisa realizada em 2019, houve uma redução de quase 7 milhões de pessoas que leem, considerando diferentes tipos de perfis, como faixa etária, gênero, escolaridade, classe, renda e estudantes e não estudantes. O que representa, pela primeira vez na história, uma proporção maior de não leitores do que leitores no Brasil. 

Mas, afinal de contas, por que as pessoas estão deixando de ler? Dentre os fatores que acabam justificando esse afastamento dos brasileiros com a leitura, pode-se citar:

  • Falta de estímulo;
  • Ausência de estrutura;
  • Fatores sociais e políticos;
  • O consumo excessivo das tecnologias (televisão, internet, WhatsApp etc.) em detrimento aos livros tradicionais. 

Em relação a esse último ponto, Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos, explica: “A leitura demanda um esforço, uma concentração, uma dedicação, que muitas vezes nós não temos. Então esse espírito de rapidez, de agilidade, que as mídias nos colocam nos impede de ter um tempo de maturação, onde possamos ruminar nesse sentido”. 

Esse ponto colocado por ele tem relação direta com os resultados da pesquisa, que demonstram a preferência da população pelas mídias digitais. Porém, nem tudo está perdido: se grande parte das pessoas têm buscado cada vez mais a tecnologia, por que não a utilizar como aliada para incentivar a leitura no Brasil? 

Como a tecnologia pode ser uma grande aliada para incentivar a leitura no Brasil? 

Apesar de a tecnologia ser apontada como uma das principais causas para a redução da leitura, você já parou para pensar que a ferramenta pode ser uma grande aliada no incentivo à leitura no país? 

Isso porque é muito fácil, hoje em dia, encontrar diferentes formatos nas mídias digitais. O que torna o acesso aos livros mais prático, com materiais adaptados para celulares e tablets, por exemplo, e mais barato — porque tem muitos livros que são disponibilizados de forma gratuita —, permitindo que mais pessoas coloquem a leitura em seu cotidiano. 

Conheça abaixo algumas opções para você ler mais no seu dia a dia: 

Leitores digitais e aplicativos de e-book 

Os leitores digitais e aplicativos de e-book são dispositivos eletrônicos que permitem que as pessoas leiam seus livros e outras mídias por meio de celulares e tablets. Eles costumam ser pequenos, imitam a sensação de ler um livro tradicional e permitem a interação com os conteúdos oferecidos (como fazer anotações, destacar trechos ou compartilhá-los nas redes).  

Audiolivros 

Os audiolivros também são uma realidade e podem ser muito úteis, principalmente, para aqueles que não possuem muito tempo para ler ou até mesmo para as pessoas que têm deficiência visual.  

Nesse sentido, plataformas como o Ubook se destacam no mercado por oferecer um catálogo com mais de 250 mil conteúdos em áudio, incluindo livros e revistas, que podem facilmente ser ouvidos durante deslocamentos ou enquanto realizam outras atividades.   

Benefícios do uso da tecnologia para leitura 

O uso da tecnologia para leitura traz diversos benefícios, os quais incluem: 

Mais acessível 

Os livros digitais costumam ser mais baratos do que os livros impressos. Além disso, alguns títulos são disponibilizados gratuitamente na internet, o que facilita o acesso, já que muitas pessoas deixam de ler ou comprar livros por falta de dinheiro.  

Maior acessibilidade 

A tecnologia também pode oferecer mais acessibilidade. Um exemplo disso são os audiolivros que ajudam não só aqueles que não possuem muito tempo para ler no dia a dia — e podem ouvir durante a rotina —, como também pessoas com deficiência visual ou outras limitações. 

Personalização 

Os aplicativos de leitura permitem que as pessoas ajustem algumas configurações, como o tamanho da fonte, o brilho da tela e até mesmo o fundo, proporcionando uma experiência mais confortável aos leitores — e até a leitura em ambientes sem muita iluminação.

Principais aplicativos de leitura 

Confira a seguir os principais aplicativos de leitura: 

Amazon Kindle 

O Kindle é um leitor digital e aplicativo de e-book, que oferece uma biblioteca vasta e portátil, permitindo que os usuários carreguem inúmeros títulos em um único aparelho, seja smartphones ou tablets.  

Além disso, o Kindle permite: 

  • Comprar livros on-line;
  • Baixar livros e pdfs; 
  • Ajustar o tamanho da fonte;
  • Fazer anotações e marcar páginas. 

Entre outras funcionalidades. 

Kobo Books 

O Kobo Books é uma plataforma para leitura de e-books. Ele disponibiliza uma quantidade de obras de maneira gratuita e está disponível para Android e iOS.   

EPUB File Reader 

O EPUB File Reader é um leitor digital disponível para Windows 10. Simples e prático, ele é uma ótima opção para quem precisa de um aplicativo funcional de ebooks — tanto no computador como um celular.

Adobe Digital Editions 

O Adobe Digital Editions é uma versão disponível para Windows, Mac, iPad e Android. Permite que o usuário leia títulos adquiridos em lojas, como o Google Play Livros, no leitor digital.  

Embora os dados demonstrem que o Brasil possua um índice de leitores abaixo da média, e que as barreiras ainda sejam muitas para que ocorra um avanço do hábito de leitura no país, a tecnologia se apresenta cada vez mais como uma ferramenta poderosa nesse processo de formação de novos leitores. 

Isso tudo graças aos diferentes dispositivos eletrônicos disponíveis que representam hoje alternativas práticas e acessíveis, que se adaptam às necessidades e preferências do público contemporâneo.  Então aproveite para conhecer os diferentes leitores de livros digitais e audiolivros e tornar a leitura um hábito na sua vida! Nós, do Dialogando, acreditamos nessas ferramentas que revolucionam e transformam o mundo. 

Até a próxima!

Fonte: Dialogando - Tecnologia e leitores de livro digital podem ajudar a criar hábitos de leitura Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica