Você com certeza já ouviu falar no TikTok ou se deparou com um vídeo criado usando esta ferramenta, mesmo que você não possua o aplicativo instalado em seu smartphone. Isso porque o sucesso do app é tão grande, que é possível encontrar montagens e desafios em vídeos produzidos no TikTok, repostados em diferentes redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.
Lançado em 2016 na China, o TikTok só foi disponibilizado para outros países em 2018. Hoje em dia, ele está disponível em 141 países, somando mais de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo, segundo pesquisa da Influencer Marketing Hub. Mas, antes de entender o sucesso do app, precisamos entender o que é o TikTok.
Plataforma de vídeos ou rede social: o que é o TikTok?
Assim como as demais redes sociais, como Instagram e Facebook, o usuário do TikTok cria um perfil, onde serão postados seus vídeos dispostos em uma linha do tempo. O que diferencia a plataforma das demais redes sociais é o formato de suas publicações.
Voltado exclusivamente para a gravação de vídeos curtos, o aplicativo ainda conta com uma função interna que permite a gravação de dublagens de músicas a partir de um extenso catálogo com faixas nacionais e internacionais, possibilitando assim uma imensa gama de conteúdo a ser criado.
A interface do aplicativo também se sobressai em relação às demais redes: a tela inicial do aplicativo, além de mostrar os vídeos de usuários que você está seguindo, recomenda vídeos que podem ser interessantes para você, de acordo com hashtags usadas, popularidade do vídeo e, claro, com base nos seus gostos, levando em conta o que você consome na plataforma diariamente.
Outra característica muito famosa do TikTok são os desafios: seja realizar alguns passos de dança sincronizados ou testar seus conhecimentos musicais. Os chamados challenges costumam viralizar rapidamente, tanto dentro da plataforma como fora dela, com compartilhamentos se espalhando por toda a internet.
TikTok no Brasil
Segundo a consultoria ComScore, o número de usuários brasileiros aumentou mais de 300% em 2019 e estima-se que mais de sete milhões de pessoas usem o aplicativo no Brasil. Recentemente, Rodrigo Barbosa, community manager da plataforma no país, declarou que a plataforma está empolgada com o sucesso no Brasil e pretende criar uma comunidade positiva, divertida e abrangente.
No canal do YouTube do TikTok Brasil, são divulgados semanalmente os destaques da plataforma, popularizando ainda mais o aplicativo por meio de outras redes sociais, contribuindo com o sucesso e a divulgação dos usuários que criam conteúdos criativos e inovadores diariamente.
O caso mais recente de sucesso é o criador de conteúdo Mario Jr., conhecido como Izmaario. Com apenas 20 anos de idade, Mario se tornou uma celebridade ao postar vídeos interpretando cenas românticas, como chamar uma garota para o baile ou entregar um buquê de flores à namorada.
Seus vídeos foram compartilhados por influenciadores conhecidos, como Felipe Neto e Whindersson Nunes, e o comediante Marcelo Adnet fez uma imitação dos vídeos de Izmaario em seu programa “É de Casa”. Essa exposição rendeu quase um milhão de seguidores a Mario Jr., que revelou seu sonho de se tornar ator da novela Malhação no futuro.
Assim como a própria proposta da plataforma anuncia, no TikTok é possível encontrar pessoas reais fazendo vídeos reais (em inglês Real People, Real Videos). A possibilidade de criar montagens, fazer desafios, dublar músicas conhecidas e interpretar personagens diversos é o maior chamativo da plataforma, que incentiva a produção de conteúdos dinâmicos e criativos. E você, já está no TikTok?