Fim de ano chegando, o espírito de confraternização está no ar, as doações e ações sociais se intensificam, estimuladas pelo clima de solidariedade. Mas colaborar com o bem-estar do próximo pode ser uma ação a ser realizada o ano inteiro, de maneira sustentável. Para isso, os aplicativos de voluntariado colocam literalmente um mundo de opções ao alcance da mão.
Há diversas maneiras de se tornar um voluntário digital. O Cupong.me (Android e IOS) habilita a doação de cupons fiscais – e respectivos créditos do ICMS – para uma das 250 organizações cadastradas em São Paulo e no Paraná. Desde 2015, já foram arrecadados mais de R$ 5 milhões. No Charity Miles (Android e IOS), o exercício físico é a moeda corrente. Quanto mais se caminha, pedala ou corre, mais dinheiro é revertido pelos patrocinadores às entidades.
Com o Worldpackers (Android e IOS) é possível trocar trabalho voluntário por estadia e alimentação no local de destino, no Brasil e em muitos outros países. A iniciativa já teve a adesão de 400 mil viajantes e anfitriões. Na área de saúde, o Hemogram (Android) faz a conexão entre doadores de sangue e os hemocentros que mais precisam. O IVP Vírus do Bem (Android) encontra a instituição mais próxima para o desapego produtivo de itens como roupa, calçados, eletrônicos, brinquedos, móveis e alimentos.
O mundo corporativo também aderiu e dá oportunidades de engajamento para a equipe. A Fundação Telefônica Vivo criou o aplicativo Game do Bem, em que o funcionário pode realizar missões relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, conforme evolui no jogo. Em 2016, 2.590 voluntários cumpriram 11.336 missões em áreas como educação e saúde, beneficiando 200 organizações e atingindo mais de 50 mil pessoas.
O coletivo Apps do Bem aceita projetos de aplicativos sociais ou ação voluntária na elaboração de outras ferramentas úteis à sociedade.
Apreciei a mensagem sobre solidariedade e desejo cooperar.Vamos exercer contatos com os aplicativos indicados.
Que ótima notícia, Sergio! Bom saber que pudemos ajudar.
Queremos ser voluntários eu e meu filho Gabo ai em Portugal !! ; gostei MT da oportunidade de faser o bem para outras pessoas, Portugal esta de parabéns
Ótima iniciativa, Geisa! Quanto mais pessoas envolvidas em trabalhos voluntários, cada vez mais transformaremos o mundo!
Temos uma ONG no recôncavo Baiano e precisamos de apoio; pessoas que possam doar seu conhecimento para nossos atendidos e também outras doações.
Atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ensinamos música, dança, canto e teatro.
Peço que entrem em contato conosco. Toda ajuda será bem vinda. Nossa missão não pode parar!!
Ótima iniciativa! Solidariedade pela cultura. ?
Excelente iniciativa. Parabéns!
Obrigado, Sandra! Devemos sempre promover a solidariedade e o trabalho voluntário para construir um mundo mais igualitário.
Quero fazer parte deste trabalho voluntario. Sempre sonhei em ter essa oportunidade.
Fazer o bem ao próximo também nos deixa mais leves, não é mesmo Priscila?
Eu gostaria muito de ser voluntária , acho oque fazem uma coisa maravilhosa , é uma dádiva de Deus fazer o bem para com as outras pessoas !
Apoiamos sua decisão, Mayra! O trabalho voluntário muda a vida de muitas pessoas!
Uma boa notícia saber que posso ajudar os mais carentes, Isto é uma ação humanizada!!
Ótima atitude, Lucia!