De uns anos pra cá, as empresas entenderam que o mero fator lucro não as torna melhores. O que as torna melhores é fazer do mundo um lugar melhor.
A nova mentalidade vem renovando as esperanças para sociedades mais fraternas e justas, com ambientes profissionais mais diversos, já que agora muitas organizações vêm investindo em programas de capacitação gratuita em tecnologia para as pessoas que mais precisam.
Por aqui, aliás, nós já te demos alguns motivos para despertar para o estudo das carreiras em tech e indicamos a 42 São Paulo, projeto de formação de programadores que conta com o apoio da Vivo. Agora, mostraremos que a falta de grana não é mais motivo para postergar sua entrada nesse universo espetacular, de jeito nenhum.
Arregace as mangas e saia do lugar comum. Conheça novos cursos 100% “na faixa” que poderão te dar um novo respiro em 2023!
Cursos gratuitos em tecnologia
1. Ford <Enter>
Ford <Enter> é o programa gratuito de capacitação na área de tecnologia da Ford Brasil, desenvolvido pelo Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da companhia, em parceria com o SENAI-SP, que oferece o ensino de Desenvolvedor Front-End para os beneficiários que querem aprender a construir sites do zero.
O curso tem por objetivo abrir novos caminhos profissionais para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por isso sua seleção dá prioridade às pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas e àquelas pertencentes à comunidade LGBTQIAP+. Pessoas trans e mulheres cis passam à frente no processo seletivo.
Por enquanto, contempla apenas moradores da região metropolitana de São Paulo, acima de 18 anos, com o ensino médio completo e renda mensal individual de um salário mínimo e meio, mas, se não for o seu caso, fique tranquilo. Daqui até o final deste post, você descola alguma alternativa!
2. Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A prestigiada FGV se soma à causa educacional com capacitação gratuita em tecnologia desde 2008 em frentes diversas: Cibersegurança, Programação, Machine Learning, TI e Ciência de Dados fazem parte do combo.
Com mais de 16,5 milhões de inscritos, com índice de 99% de satisfação dos estudantes, a instituição conta com 56% de jovens de baixa renda contemplados.
As formações são remotas, os alunos recebem certificação reconhecida pelo MEC e o recorte é zero: qualquer pessoa com disposição e sede de aprendizado pode se inscrever.
Faça a sua busca no site e entenda qual profissional do futuro você quer ser!
3. SENAI
O SENAI também vem transformando a vida de muitas pessoas com formações para todas e todos no eixo tech. As oportunidades vão do ensino de Privacidade e Proteção de Dados (LGPD) e Blockchain a Building Information Model (Modelo de Informação da Construção).
A instituição, sem fins lucrativos, não pratica a cobrança de taxas para emissão de seus certificados, reconhecidos em todo o território nacional, com código de verificação, logomarca da entidade e assinatura do(a) diretor(a) de educação.
Qual mais combina com você?
Encontre aqui.
4. EBAC
A Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia pegou carona na carência por programadores no país e desenvolveu seu próprio curso gratuito de Introdução à Programação, totalmente on-line.
A oportunidade é indicada para pessoas de qualquer área que buscam o primeiro emprego ou a migração de carreira. O conteúdo, entregue em 16 módulos, desenvolve o pensamento computacional e as principais linguagens de programação com Francisco Viana à frente das videoaulas, professor de instituições importantes de ensino de São Paulo, como: Escola Islâmica Brasileira, Colégio Objetivo e Cursinho da Poli.
Clique no link, pois há ofertas gratuitas em outras áreas e é para todo mundo, com certificado reconhecido no Brasil inteiro!
5. E-Unicamp
Desenvolvida pela famosa Unicamp (Universidade Estadual de Campinas – SP), a plataforma foi desenvolvida exclusivamente para a entrega gratuita de conhecimento em cursos de TI, disponibilizados pela Coursera.
No menu de opções, estão capacitações gratuitas, como: Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android e Escola 4. – Educação e Cultura Maker no Contexto da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Conheça todo o leque de opções no link!
6. Coursera
Falando em Coursera, olha ela aí! Além da parceria com a Unicamp, a plataforma se soma a outras gigantes do mercado e amplia seu leque de capacitação gratuita em tecnologia.
Você pode escolher entre o curso de Desenvolvedor Front-End e Back-End desenvolvido pela Meta; de Ciência de Dados ou Analista de Cibersegurança, pela IBM;UX Design e Suporte de TI, pela Google; e muito mais. Sem necessidade de experiência anterior para começar, e com certificação no final, que é para mostrar pra todo mundo que você não está de bobeira!
7. Fundação Bradesco
A escola virtual do Bradesco também está dando o que falar nos bastidores de quem vem buscando por aprendizado gratuito.
Linguagem Python para a criação de interfaces gráficas; Lógica de Programação; desenvolvimento de sites com HTML, CSS e Javascript; aplicações mobile com Android Studio; e Design Thinking para educadores se somam à lista do portal e-learning, do qual ninguém fica de fora.
Quer fazer parte? Então clique no link!
Sabe, gente… Ninguém é obrigado a fazer para o resto da vida o que faz “só porque tem formação X” ou porque “é o que tem pra hoje”.
Deu pra perceber que o mundo parece estar melhorando, e que você pode caber onde quer que seja em nome daquilo que todo buscamos: a felicidade, não é mesmo?
Neste link, trazemos uma especialista que pode te ajudar muito se você está com dúvidas sobre apostar em uma carreira em tech. Acesse!
Agora, conte para a gente nos comentários: quais dessas carreiras vão ganhar sua matrícula?