A Khan Academy é uma ONG internacional que tem como objetivo oferecer educação on-line de alta qualidade e de forma gratuita. Criada em 2006 pelo educador norte-americano Salman Khan, a ferramenta conta com milhares de videoaulas sobre Matemática, Biologia, Física e outras disciplinas. Em 2011, parte desse conteúdo começou a ser traduzido para o português por iniciativa da Fundação Lemann, organização brasileira sem fins lucrativos cujo foco é a educação.
A partir de 2013, a Fundação Lemann e a Khan Academy firmaram uma parceria oficial, e hoje o site já conta com mais de mil videoaulas e 300 mil exercícios traduzidos de Matemática, que já foram acessados por 5 milhões de pessoas no Brasil. Em entrevista ao Dialogando, Lucas Machado Rocha, coordenador de projetos da Fundação Lemann, falou um pouco mais sobre o projeto.
Como surgiu a ideia de trazer a Khan Academy para o Brasil?
Essa parceria foi iniciada quando a Fundação Lemann estava a procura de boas alternativas para melhorar o aprendizado em salas de aula brasileiras. Começou em 2011 com a tradução para o português das videoaulas sem um acordo formal. O trabalho cresceu e a Khan Academy reconheceu a qualidade das traduções e o empenho em trazer o conteúdo para o para o Brasil. Em janeiro de 2013, foi firmada uma parceria global oficial que previa a tradução da plataforma de exercícios de matemática para o português integralmente, tanto para o uso livre na Internet, quanto em sala de aula para o país inteiro. Em janeiro de 2014, a plataforma foi lançada com 300 mil exercícios e 1.000 videoaulas traduzidas e, desde então, o trabalho de tradução não parou. Hoje já temos todo o conteúdo de Matemática Básica e Ciências da Computação traduzido e estamos iniciando também a tradução dos conteúdos de Biologia, Física e Química.
Qual é o grande diferencial do site em termos de educação?
O maior diferencial da ferramenta, no caso da Matemática, é permitir que cada um aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada. Ela identifica o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de desafios e do desempenho em exercícios. A partir das habilidades conhecidas ou já dominadas, o site sugere exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento daquele estudante especificamente. À medida que o aluno avança – segundo o tempo disponível para estudar e facilidade para cada assunto – a plataforma registra seu progresso e propõe novos exercícios. O avanço é recompensado com pontos e medalhas. Cada estudante acompanha suas conquistas em um painel de controle, como se acumulasse vitórias e passasse de fase em um videogame.
A quais níveis de ensino a ferramenta se destina?
A Khan Academy é o maior site de Matemática do mundo, com milhares de videoaulas e dicas para aprender da soma básica ao cálculo diferencial. Portanto serve para o estudante que acabou de ter os primeiros contatos com as operações básicas, até o universitário em cursos de exatas. Ao começar a estudar na Khan Academy, a ferramenta irá identificar o nível de cada estudante e sugerir desafios, exercícios e vídeos adequados às habilidades e dificuldades individuais.
Como os pais podem incentivar os filhos a utilizar o site?
A Khan Academy é um jeito divertido de aprender matemática. Propõe desafios e jogos que estimulam e incentivam o aluno a aprender. Os pais podem participar acompanhando o desenvolvimento de seu filho, ao se tornarem tutores na plataforma. O site permite ao tutor ver se o aluno está tendo dificuldades, ou quando já dominou um determinado assunto.
Como a Fundação Lemann está trabalhando para difundir a Khan Academy no Brasil?
A Fundação Lemann é parceria global da Khan Academy desde 2013 e investe continuamente na tradução e no conteúdo. Em parceria com o Instituto Natura, o Instituto Península e o Ismart, realizamos um trabalho de levar a ferramenta gratuitamente como um recurso pedagógico em aulas regulares de Matemática de escolas públicas em todo o país, totalizando cerca de 100 mil estudantes. Além disso a Khan Academy faz parte da nossa plataforma aprenda.online (link: aprenda.online), que reúne diversos recursos para aprender usando a internet.
Qual é a presença do programa no Brasil hoje e quantas pessoas ele beneficia?
Em 2015 a Khan Academy foi utilizada gratuitamente por pessoas de 1.109 municípios brasileiros, de todos os estados. Ao todo, 5 milhões de pessoas acessaram o conteúdo disponível, totalizando 188 milhões de minutos de estudo.
Quanto do conteúdo original já está disponível em português e qual é a previsão de ter sua totalidade traduzida?
A Khan Academy continua produzindo um grande volume de conteúdo todos os dias. Nosso primeiro desafio foi traduzir a parte de Matemática, que têm quase tudo já em português. Isso porque a matemática permite o ensino personalizado, como expliquei anteriormente. Há ainda exercícios traduzidas de programação e videoaulas de Química, Física e Biologia. Estamos agora focado em Ciências, mas o trabalho é contínuo.