5 tendências tecnológicas para 2023

13 de janeiro de 2023

Entra ano, sai ano e a gente continua em busca das listas de tendências para não ficar por fora do que promete fazer o diferencial nas nossas vidas pessoais e profissionais, concorda?

Por aqui, você sabe que somos antenados em tecnologia e já estamos felizes por trazer a boa nova de 2023! Nem tudo vai se tratar de inovação tecnológica, porque à frente delas, empresas e órgãos públicos deverão trazer outro tema que amamos: o ESG (Environmental, Social and Governance), sigla usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Há muita coisa bacana por vir, e a expectativa é o aprimoramento de muitos recursos já disponíveis, especialmente porque, aos poucos, o 5G vai se espalhando por mais cidades do país.

A seleção que você confere agora faz parte do levantamento do Gartner, consultoria mundial líder em pesquisa e aconselhamento para empresas que, desde 1979, cumpre com uma missão importante no eixo da tecnologia.

Entenda!

Tecnologia e tendências para 2023

#PraTodosVerem: imagem de fundo escuro feita com recursos computacionais de um braço de uma mulher com a palma da mão esquerda para cima. Sobre sua mão aparecem setas apontando para os números 2023, em referência ao ano vigente.

1. Sustentabilidade

Os estudos para o período dão conta de que a sustentabilidade deverá influenciar todas as tendências tecnológicas de 2023, isso porque a maior parte dos CEOs respondentes disse que as mudanças ambientais e sociais estão entre as três prioridades para os investidores, antes do lucro e da receita.

Na prática, o corpo executivo das companhias deverá investir em soluções inovadoras que gerem impactos diretos às demandas ESG, visando cumprir as metas de sustentabilidade ambiental e social necessárias para os pulmões do mundo e a melhoria da vida das pessoas.

ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, é o termo que vem sendo utilizado para analisar a responsabilidade das empresas pelo impacto positivo ou negativo que têm sobre a sociedade. Nesse cenário, quem até pouco tempo foi excluído socialmente, deverá se beneficiar. Caso das pessoas com deficiência. Gestores deverão se comprometer mais com as tecnologias sociais tanto para somar mais diversidade a seus times, quanto para levar mais acesso a clientes para seus produtos e serviços.

Práticas ESG têm sido avaliadas por investidores e 95% das empresas brasileiras dizem tê-las como prioridade, segundo a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Manja pouco de ESG? No último relatório de sustentabilidade da Vivo, você pode entender melhor. Confira!

2. Superapps 

Tudo em um único software. Um superapp combina os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único lugar, com seu próprio conjunto de funcionalidades.

Imagine: você chama um carro para visitar uma amiga que faz aniversário e, neste meio tempo, faz a compra do bolo, que também deverá chegar lá de presente via um motoboy, tudo de um único app.

A verdade é que você já deve ter um superapp instalado em seu smartphone e nem desconfia. Os apps do Magazine Luiza e do Mercado Livre, por exemplo, são precursores da categoria. Começaram oferecendo produtos, mas hoje disponibilizam muitas outras opções como, carteira digital e plataforma de pagamentos.

É muito mais praticidade para as nossas vidas porque não precisamos sair e entrar em várias telas, sem contar que também ganhamos mais espaço para as selfies e vídeos que amamos, já que os superapps economizam memória do celular.

3. Metaverso

Olha ele aqui! Uma das tendências tecnológicas para 2023 que estamos contando as horas para poder entrar de vez.

Os espaços tridimensionais de experiências imersivas deverão estar mais presentes ao longo do ano com a união de um espaço virtual 3D coletivo compartilhado, criado por meio da convergência de realidade física e digital.

De acordo com as projeções de analistas, o metaverso terá uma economia virtual própria, o que deverá popularizar as criptomoedas e os NFTs, tokens não fungíveis.

Também está por fora disso tudo? Saiba mais sobre as cripto em nosso podcast. Depois, migre para este link com informações atualizadas sobre o universo dos NFTs.

4. Inteligência Artificial Adaptativa

O que já era rápido, mais rápido ainda. A Inteligência Artificial Adaptativa vem com tudo para criar experiências ainda melhores para usuários e dar respostas em velocidade recorde para as organizações, facilitando a tomada de decisão de gestores e aumentando a capacidade de resiliência das companhias em eventuais incidentes em que precisem agir às pressas.

Essa tecnologia é capaz de revisar seu próprio código para promover as adaptações necessárias, mesmo diante de situações absolutamente desconhecidas quando o sistema foi criado.

Mas como assim?

Ela funciona basicamente com uma única cadeia de elementos de processamento, que consome e agrega dados em vários estágios de agrupamento e processamento. Nesse cenário, o modelo analisa as informações para gerar previsões mais assertivas sobre os feedbacks recebidos no ambiente operacional.

Está achando que isso é coisa do futuro? Então clique aqui e entenda como a IA já atua diretamente em sua vida!

5. Sistema imunológico digital 

No auge dos ataques cibernéticos que se renovam todos os dias, quem se protege é rei.

Segundo o Gartner, 76% das equipes responsáveis por produtos digitais – materiais produzidos em formato digital e distribuídos on-line, como e-books, vídeos, músicas, apps e sites – também serão responsáveis pela geração de receita.

Os Chief Information Officers (CIOs), líderes responsáveis pela tecnologia da informação (TI), serão ainda mais valorizados e deverão procurar novas práticas e abordagens para que suas equipes possam mitigar riscos e aumentar a satisfação do cliente.

A imunidade digital combina insights baseados em dados sobre operações, testes e resoluções automatizadas de incidentes, engenharia de software nas operações de TI e segurança na cadeia de suprimentos de apps para aumentar a resiliência e a estabilidade dos sistemas.

As projeções para as instituições que investirem na imunidade digital são de redução do período de inatividade do sistema em até 80%. Isso se traduz diretamente em maior receita.

#PraTodosVerem: fotografia colorida de uma profissional de TI trabalhando dentro de um servidor. Ela está à frente de um notebook, olhando para a tela e teclando.

Deu pra perceber que o mercado já aquecido das profissões em tecnologia vai ferver, não é mesmo?

E que tal surfar na onda das oportunidades?

Confira as profissões em alta do setor e excelente 2023 para você e toda a família!

Fonte: Dialogando - 5 tendências tecnológicas para 2023 Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica