Profissões em alta Profissões em alta

Carreira em tecnologia: conheça as profissões em alta e considere ressignificar a sua vida

Carreira em tecnologia: conheça as profissões em alta e considere ressignificar a sua vida

E se você se permitisse um plano B ao identificar novas habilidades profissionais? 

Desde o início da pandemia, uma das maiores preocupações da população é a própria relação com o trabalho. E não é para menos!  

Entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, por exemplo, o país bateu um recorde histórico: contou com 14,4 milhões de pessoas em busca de emprego, segundo o IBGE. 

Seguindo na direção contrária, a carreira em tecnologia cresce cada vez mais todos os anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela GeekHunter, empresa de recrutamento, no Brasil, o número de vagas na área de tecnologia em 2020 cresceu 310% em comparação com o ano anterior. 

E empresas de todos os nichos já apostam em investimentos maiores nos próximos anos. Segundo dados divulgados pela IDC (International Data Corporation), 42% das organizações do país deverão aumentar o orçamento na área de tecnologia, ainda em 2021. 

Na esteira dessa tendência cheia de oportunidades, o Dialogando traz as profissões em alta nesse mercado. Listamos as habilidades necessárias para desenvolver cada uma delas. Quem sabe você não se encaixe no perfil desse setor tão promissor, não é? 

Engenheiro de Dados (Data Engineer) 

O mundo tomou novos rumos quando a ciência da computação passou a manipular a enorme quantidade de dados em circulação: todas as informações geradas por uma organização que podem ser capturadas e armazenadas por meio de sistemas e que fornecem infindáveis insights

Essa carreira em tecnologia é, em linhas gerais, responsável por gerenciar, otimizar, supervisionar e monitorar a recuperação, armazenamento e distribuição de dados em toda uma companhia.  

Esse especialista precisa ter compreensão de como funcionam sistemas de processamento de dados offline, online, em tempo real e em batch

Desenvolvedor Mobile (Mobile Developer) 

Entra no menu das profissões em alta em que o profissional precisa ter habilidades para criar um projeto de elaboração de aplicativos de celular para qualquer finalidade. Para isso, ele precisa ter sólidos conhecimentos em hardware e linguagens de programação, principalmente as que envolvem os sistemas Android e iOS

DevOps (Desenvolvimento & Operações) 

Atua na integração entre as equipes de desenvolvimento de software, especialmente nas áreas de desenvolvimento e operações, monitorando suas atividades em busca de um desempenho otimizado e simplificado.  

É função do profissional implementar uma nova cultura nos espaços de trabalho que priorize as pessoas e suas interações, acima dos processos: do bom funcionamento dos softwares desenvolvidos, das necessidades do cliente e da alta flexibilidade para lidar com mudanças. 

A carreira em tecnologia exige dos interessados habilidades em programação, um dos maiores requisitos da área, além do domínio de linguagens como o JavaScript

Segurança – Red & Blue team 

O profissional que compõe o Red Team realiza testes de penetração e avaliações de vulnerabilidade de infraestrutura, enquanto o Blue Team responde a incidentes enquanto constrói e mantém as defesas da organização, para impedir possíveis ameaças cibernéticas. 

São profissões em alta compostas por profissionais que, basicamente, são contratados para tentar burlar as barreiras de segurança da empresa, a fim de entender seus gargalos operacionais, da mesma forma como um hacker faria.  

Nesse sentido, é necessário ter as mesmas habilidades de cibercriminosos, para identificar ameaças à segurança do sistema.  

Cientista de Dados (Data Scientist) 

A carreira em tecnologia faz parte da nova safra de especialistas que precisam ter habilidades analíticas para encontrar soluções técnicas para a resolução de problemas complexos, por isso, precisam ser curiosos e apaixonados por matemática. 

São responsáveis pela coleta, gerenciamento e por transformar em modelos utilizáveis uma grande quantidade de dados. Tudo para que as organizações consigam extrair informações preciosas de clientes ou potenciais clientes, para que possam agregar valor e tornar seus produtos mais competitivos e cobiçados. 

Desenvolvedor Java (Java Developer) 

Como mencionamos acima, Java é basicamente uma linguagem de programação contida em diversos tipos de dispositivos: smartphones, veículos, computadores, robôs de automação residencial e máquinas industriais, entre outros. 

É parte das profissões em alta em que profissionais programam, desenvolvem e implementam sistemas em linguagem Java, além de realizarem correções para atender às necessidades dos usuários.  

Foco, persistência, boa comunicação, domínio do inglês e capacidade de análise e resolução de problemas são características que alavancam esse profissional rumo ao sucesso. 

Design de Produto (Product Designer) 

A carreira em tecnologia é indicada para profissionais que tenham potencial criativo para desenvolver produtos físicos ou digitais. 

Eles têm por função criar ou melhorar um produto utilizando metodologias, abordagens e técnicas diversas. Para isso, é necessário que tenham conhecimentos em design industrial, processos de manufatura, conhecimentos com softwares CAD, de ilustração e de modelagem 3D. 

Desenvolvedor Front-End (Front-End Developer) 

O desenvolvedor front-end é responsável pela experiência do usuário dentro de uma aplicação web. Desenha e desenvolve as páginas com as quais os consumidores irão interagir. 

Nesse nicho de profissões em alta é necessário ter proficiência em HTML/CSS, dentre outras linguagens, além de conhecimento em ferramentas de automação e o respeito pelo cliente, que quer se sentir cada vez mais valorizado ao longo de sua jornada de compras. 

Desenvolvedor Back-End (Back-End Developer) 

O profissional da função também precisa estar por dentro das mesmas ferramentas do desenvolvedor front-end e de desenvolvimento de softwares, mas precisa estar apto a resolver problemas relacionados “aos bastidores” dos sites. 

Ele cuida, por exemplo, das engrenagens que permitem às plataformas funcionarem da maneira mais adequada, a exemplo dos ícones e comandos que possibilitam nossa navegação. 

Outra habilidade necessária nessa carreira em tecnologia é estar por dento dos conceitos de UX (experiência do usuários) e UI (interface do usuário). 

Saia na frente! 

No todo, para se destacar nesse conjunto de profissões em alta no setor da tecnologia, há dois quesitos importantes, e nós temos certeza que algum deles te representa: o trabalho em equipe e a interpessoalidade. 

Esperamos ter colaborado para que você possa encontrar nesta lista um caminho profissional que te traga, antes de tudo, muita felicidade! 

Fonte: Dialogando - Carreira em tecnologia: conheça as profissões em alta e considere ressignificar a sua vida (2021)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Carreira em tecnologia: conheça as profissões em alta e considere ressignificar a sua vida 2021-09-27 15:58:44
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)