O que acha de ganhar 60 horas a mais por ano para descansar, se divertir ou aproveitar a família? Se você mora em uma Cidade Inteligente, pode reorganizar a agenda. Estudo da empresa Juniper apontou que esse é o tempo médio que os moradores dos grandes centros urbanos perdem em congestionamentos.
De acordo com o levantamento, a adoção de certas tecnologias, como inteligência artificial e internet das coisas (IoT) nos sistemas de transporte pode devolver essas horas perdidas aos cidadãos, reduzindo o estresse, a poluição e melhorando a qualidade de vida.
Os pesquisadores elaboraram ainda um ranking das 20 Cidades Inteligentes que são destaque em performance e planejamento para o futuro. São Francisco, nos Estados Unidos, levou o primeiro lugar no quesito de mobilidade urbana.
No ano passado, a cidade recebeu 11 milhões de dólares do Departamento de Transporte do governo norte-americano para custear o desenvolvimento de seus projetos inovadores. Ao melhorar as condições de tráfego, a cidade também consegue garantir um sistema viário seguro e mais eficiente, além de alcançar melhorias ambientais, como a menor emissão de carbono.
Entre as iniciativas da cidade, destacam-se iniciativas como a instalação de sinais de trânsito inteligentes, que regulam seu funcionamento conforme a demanda no local. Além da tecnologia, a cidade seguirá também as diretrizes da Visão Zero, conceito criado na Suécia que prevê alterações no desenho viário e a redução das velocidades para garantir a segurança no caso de falhas humanas.
Um recurso inovador que já está em funcionamento em São Francisco é o SFPark, que monitora mais de 8 mil vagas de estacionamento pela cidade por meio de sensores, além de ajustar as tarifas conforme a disponibilidade. Desde sua implementação, há cerca de três anos, a emissão de gases poluentes teve uma redução de 30%.
A ideia é expandir gradualmente o sistema para todas as regiões, agregando câmeras inteligentes que possam monitorar muitos espaços ao mesmo tempo.
Gostou? Aproveite e teste seus conhecimentos no nosso quiz sobre conscientização no trânsito!