Ah, não. Fala sério. Tem hora que o algoritmo do TikTok parece estar de sacanagem com a gente, não é mesmo? E ninguém merece entrar na rede onde diversão é a lei para ver o que não interessa no feed.
Por sorte, é possível driblar as publicações indesejadas com um recurso recém-lançado, que permite aos usuários desativar as sugestões automáticas para que o TikTok exiba conteúdo como se você tivesse acabado de criar a conta. Afinal, o algoritmo da plataforma foi desenvolvido para adivinhar quais tipos de vídeo você vai gostar de ver.
Então, vamos entender como funciona o algoritmo do TikTok antes de recalcular a rota do app?
Por que você deve saber como funciona o algoritmo do TikTok
Nada se comparada às outras mídias sociais quando a pauta é o algoritmo do TikTok. Não tem jeito.
O Instagram e o Facebook condicionam a exibição de uma publicação quase que exclusivamente ao número de seguidores do criador. No TikTok, a banda toca diferente.
A plataforma não impõe que seus usuários ostentem um grande número de seguidores para que obtenham visualizações, muito pelo contrário: ele exibe uma publicação para um grande volume de usuários, mesmo que o criador tenha poucos seguidores.
Já reparou que, por lá, sua linha do tempo mostra vídeos de usuários totalmente desconhecidos?
Então! É sobre isso.
Se você abrir alguns desses perfis vai perceber que, embora o vídeo tenha aparecido no seu feed, a pessoa talvez nem tenha milhões de followers.
E que bom! Porque o mecanismo da plataforma acaba aumentando as oportunidades de influenciadores iniciantes e, justamente por isso, é muito mais democrático.
Mas como o TikTok entrega o que quero ver, afinal?
O algoritmo do TikTok mostra os vídeos com base nas ações do usuário no app – ele identifica o que provavelmente a pessoa curte e exibe publicações semelhantes para esta mesma pessoa.
No todo, sua inteligência analisa sete pontos-chave para entregar conteúdo:
- Visualizações de vídeos
- Curtidas e comentários
- Seguidores
- Encaminhamentos
- Compartilhamentos
- Publicações salvas
- Tempo médio de exibição
- Taxa de conclusão de visualizações
- Conteúdo do vídeo
Certo. Mas como ativar o recurso?
Siga os passos indicados abaixo e só diga “VEM, entretenimento!”.
- Vá em “Configurações e Privacidade”
- Procure por “Content Preferences” (preferência de conteúdo)
- Procure por “Refresh Your For You Feed” (atualize seu feed para você)
- Clique em “Continuar” e, em seguida, “Não tenho interesse!”
Ao habilitar o recurso, as configurações anteriores não serão substituídas nem as contas seguidas serão afetadas, mas ao realizar o reset não será possível retroceder.
Quando ativar?
- Quando você não quiser mais ver vídeos de um determinado criador
- Quando não quiser assistir a conteúdos relacionados a músicas que são tendência
- Para remover conteúdo que possa violar regras da comunidade
- Para reduzir recomendações de vídeos que podem ter um impacto negativo se vistos repetidamente
- Para filtrar conteúdos com temas complexos ou sensíveis
Experimentou e está curtindo?
Conte para a gente nos comentários porque nós aplicamos essas configurações e, por aqui, nosso feed está badaladíssimo!