No dia 18 de maio deste ano, o Instagram anunciou seu novo recurso dentro da plataforma: os guides. Criado para servir com um blog voltado para a curadoria de conteúdo, o recurso de Guides (ou Guias, em português) só ficou disponível para todos os usuários recentemente, em novembro.
Segundo o Instagram, a intenção do novo recurso é que ele seja usado buscando o bem-estar e a saúde mental dos usuários da rede social, medidas que vêm sendo tomadas desde o ano passado, quando o aplicativo retirou o número de curtida das fotos, visando diminuir a ansiedade dos usuários.
Como utilizar o novo recurso de Guias?
Para criar Guias, é preciso selecionar uma das três opções sugeridas:
- Postagens: recomendação e curadoria de posts que já estão públicos na plataforma, ou seja, fotos e vídeos que já foram postados anteriormente em seu perfil do Instagram.
- Lugares: recomendação de locais – restaurantes, shoppings, lojas, galerias, museus – baseado no serviço de localização do Instagram (que é vinculado ao Google Maps).
- Produtos: recomendação de produtos e lojas on-line que estejam cadastradas no Instagram como uma conta de comércio.
Depois de escolher qual tipo de guia irá criar, é hora de selecionar os itens que farão parte. Para os guides criados a partir de Postagens, o limite de fotos e vídeos é de 30 posts. Já para Lugares, para cada local escolhido, é possível adicionar cinco fotos ou vídeos que estão vinculados àquela localização específica.
Para o tipo Produtos só é possível escolher um produto de cada vez, contanto que a loja ou o vendedor tenham listado previamente na plataforma.
Após escolhidas as fotos, vídeos ou produtos é hora de organizar o guia. É possível mudar a ordem dos itens, escrever um título para cada um e acrescentar uma descrição: é aqui que a função blog acontece.
Para cada item do guia, é possível adicionar um texto sem limites de caracteres, ou seja, é possível escrever textos longos, exatamente como um blog.
Depois de criado, o Guia pode ser compartilhado via Stories, links diretos ou enviado para a inbox de seus amigos. Atualmente, não existem métricas, como curtidas ou número de visualizações, visto que o recurso foi criado para aprofundar conteúdo visando o bem-estar e a saúde mental, e não visando publicidade ou divulgação pessoal.
Se quiser se inspirar e começar a criar seus próprios Guias, pode ser interessante conferir o que alguns criadores de conteúdo estão fazendo:
A Vita Alere foi o primeiro perfil brasileiro com acesso ao Guias, e sua organização de temas é feita de forma simples e eficiente. O portal UOL usou o formato para reunir as principais notícias sobre a Covid-19 e, assim, facilitar a vida de quem está buscando pelo tema. Já Luiza Brasil e Letticia Munniz são algumas influenciadoras que também usam o recurso, categorizando em temas que fazem sentido com seus conteúdos.