Já parou para avaliar a forma como você se relaciona com amigos e seguidores nas redes sociais? Já imaginou que alguns recursos poderiam ser modificados para que o ambiente fosse mais saudável? Bem, as grandes empresas que cuidam de redes sociais estão pensando bastante sobre isso.
A última edição da F8, conferência anual do Facebook para desenvolvedores, realizada em abril de 2019, foi marcada por uma série de lançamentos nas plataformas adquiridas pela empresa de Mark Zuckerberg. A principal delas foi a mudança na visualização de curtidas do Instagram. O número de curtidas nas publicações foi removido de todo o conteúdo, sendo exibido somente para os donos dos perfis.
O objetivo de ocultar a contagem pública dos likes é incentivar a conexão entre as pessoas e as publicações de conteúdo, sem que o número de curtidas interfira. “Estamos testando isso porque queremos que seus seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles têm”.
O futuro das curtidas e das redes sociais
A tendência para o futuro das redes sociais, assim como as curtidas, está em estabelecer uma relação mais íntima e privada com as informações, sem toda a exposição com a qual os usuários já estão acostumados.
Ou seja, como o próprio Zuckerberg disse, as redes sociais precisam ser um espaço seguro para sermos mais como nós somos, e menos como os outros esperam. “A privacidade nos dá a liberdade de sermos nós mesmos”, declarou durante o evento.
De acordo com o The Verge, “A maior utilidade que as pessoas encontram no Facebook hoje em dia é se conectar com comunidades que estão fora dos olhares públicos e são centradas em um interesse em comum”.
Portanto, o objetivo de tirar a pressão social dos usuários pode transformar o ambiente digital em um espaço menos tóxico ao eliminar o sentimento de competição na busca de popularidade entre as pessoas.
O que muda nas curtidas do Instagram
Ainda que o total de likes tenha impacto sobre como o algoritmo classifica um post no feed, essa mudança fará com que o ambiente da rede social se torne mais amigável e sincero, incentivando posts mais genuínos em vez da contagem de likes e popularidade.
O mercado publicitário também será impactado. Serão necessárias avaliações muito mais precisas para escolher nomes para campanhas e anúncios, já que a contagem de likes não aparecerá para os espectadores, apenas para o dono da conta.
A nova funcionalidade promete uma mudança positiva na forma de as pessoas se relacionarem com a rede social. Interagir de maneira mais saudável no ambiente on-line precisa ser um objetivo em comum a todos!
Quer entender mais sobre isso e ouvir a palavra de especialistas? É só ouvir o novo episódio do podcast Dialogando! Nele, aprofundamos nossa análise e debatemos as causas de uma mudança cultural tão grande – e como as nossas interações on-line podem ser revolucionadas nos próximos anos. Você pode ouvir no Spotify ou clicando aqui.
Interagir de maneira mais saudável no ambiente on-line precisa ser um objetivo em comum a todos! O que achou da mudança? Conta pra gente nos comentários 🙂