A internet ganha cada vez mais velocidade nos aparelhos móveis (celulares e tablets, por exemplo) e isso significa que podemos fazer quase tudo o que antes só era possível em um computador desktop ou notebook ligados em uma rede física. Temos a tecnologia em qualquer lugar e a qualquer momento, na palma da nossa mão.
Como a geração atual já está incluída no cenário digital, utilizando as incríveis possibilidades da rede por meio desses dispositivos cada vez mais cedo, é muito importante que os pais negociem com seus filhos o uso dessas tecnologias, combinando com eles, os limites de horário em relação ao uso do celular, quais redes sociais e aplicativos estão sendo acessados e o que estão compartilhando na rede.
Muitas vezes, os pais podem ter algumas dificuldades em acompanhar a navegação dos filhos através dos dispositivos móveis, mas com diálogo e orientação, é possível promover um uso seguro e responsável por meio de uma relação de confiança.
Internet móvel: você sabia?
Smartphones são telefones com funções comuns em um computador: e-mail, leitura de documentos, navegador web etc.
Um tablet é maior que um celular e menor do que um computador. Ele é leve, mas é fácil de ser carregado e serve, entre muitas outras coisas, para acessar a Internet, ver fotos e vídeos, ouvir música ou jogar.
Um celular que disponibiliza um GPS é capaz de dizer onde você está naquele momento. Pode ser ótimo para que você não se perca, mas é preciso ter alguns cuidados ao publicar sua localização – isso permite que todos saibam onde você está.
Smartwatches são aparelhos que funcionam em conjunto com os smartphones. Eles recebem notificações e atendem chamadas, sem que seja necessário retirar o dispositivo do bolso.
Os phablets são dispositivos com um tamanho diferenciado que agregam características de tablets e smarphones.
Wi-Fi são redes sem fio que permitem navegar na web, ler e receber e-mails usando computadores ou celulares.
3G é a terceira geração de Internet móvel, que melhorou a velocidade de troca de dados. 3G+ é uma tecnologia ainda mais veloz e agora a 4G proporciona acessos em altas velocidades.