Quando o YouTube foi lançado, em fevereiro de 2005, não havia quem não achasse a ideia genial. Mas também não faltava quem dissesse que jamais daria lucro. Youtuber, o influenciadorda plataforma, era um conceito muito distante
Quem, afinal, anunciaria em um site de vídeos pessoais, com gracinhas de crianças e cachorrinhos que só a família e os amigos vão ver?
Monetização
O Google, que sabe das coisas, não pensou assim. Em outubro do ano seguinte, arrematou o YouTube por nada menos que US$ 1,65 bilhão em ações. O resto da história você já sabe.
Dez anos depois, o site é repleto de anúncios de empresas ávidas pela atenção dos mais de 4 bilhões de visualizações diárias. Para isso, investem US$ 4,28 bilhões por ano.
O bom é que uma parte dessa bolada pode até ser sua. Em outra inovação no Google na publicidade, quem posta um vídeo de sucesso pode ficar com uma porcentagem.
E há quem já esteja ganhando muito, muito, mas muito dinheiro mesmo. Gente comum, que, do quarto ou do quintal, não importa, é capaz de fazer um vídeo se tornar viral na internet e ser visto por milhões e milhões de pessoas.
De humor a histórias do cotidiano, como escola e relacionamentos, do preparo de receitas a críticas sociais, qualquer tema pode ser sucesso. E dar dinheiro.
Gangnam Style
Um grande exemplo de sucesso foi o vídeo Gangnam Style, do artista sul-coreano Psy. Lembra-se dele? Quando a música atingiu 1 bilhão de visualizações, em 2013, ele embolsou nada menos que US$ 7,9 milhões, como porcentagem dos anúncios do AdSense – o programa de parceiros do Google, em que os donos de hblogs e sites permitem a publicação de publicidade de clientes do Google e ficam com uma parte dessa receita.
Sorte? Faz parte de tudo nesta vida. Talento para agradar ao público? Certamente. Mas não é só isso. A figura do Youtuber de sucesso está se tornando profissional autodidata e não usa apenas sua intuição, esperando a sorte de seu vídeo se tornar viral. Trabalha duro.
Com tanto dinheiro em jogo, você já deve a esta altura ter imaginado que o que era diversão já deve ser profissão. E acertou.
De olho não só no lucro, mas também na satisfação com audiências que superam a de vários canais de televisão, os Youtubers mais bem-sucedidos já trocaram faz tempo as webcams por estúdios com estrutura profissional, tal qual um canal de televisão. E no fundo não deixam de ser.
Ferramentas
O Google fornece a quem firma parceria com a empresa a ferramenta YouTube Analytics, que troca a intuição pela ciência.
Com ela, é possível analisar a audiência em tempo real. Como melhores horários, origem, dispositivo usado, sistema operacional, tempo no canal, compartilhamentos.
E existem cursos para aprender a usar bem o recurso. Sabendo interpretar essa montanha de informações, o Youtuber sabe o que está dando certo e o que está dando errado. Mas como em qualquer área da vida, não é fácil fazer sucesso – e ganhar dinheiro.
Os ganhos podem ser na casa dos milhões, mas a concorrência se mede com o mesmo número de casas. Inspiração certamente ajuda, mas é preciso muita transpiração.
Muito bom seu site. Estava a dias buscando essas informações. Parabens pelo seu site. Muito relevante
Adorei!
Ótimo post. Simples e objetivo.
Bem que podiam aprofundar-se um pouco mais no tema youtubers. Por exemplo; “os bastidores dos youtubers que certamente você não conhecia”. Basicamente uma entrevista com peguntas e vídeos de um youtuber.
adorei o site de voces, a um tempo ja vinha buscando repostas para minhas perguntas e achei aqui
É sempre uma satisfação para nós quando podemos ajudar os nossos internautas! Obrigado pelo comentário, Daniela. ?
simplesmente adorei
Que legal, Roberto! Se você gosta de acompanhar vídeos e canais no YouTube, dá uma olhada no nosso texto com 5 dicas de canais para aprender a cozinhar!
De Blogueira para Youtuber há um bom caminho de aprendizado a percorrer. Para começar, porque o aprendizado é contínuo.