Inovação
23/05/2018 3 min

Tempo de leitura

Tecnologia, sabor e muita nutrição

Aplicativos facilitam a vida dos adeptos das dietas que já conquistaram pelo menos 16 milhões de brasileiros

Rodrigo Santoro, Ariana Grande, Bruna Marquezine, Yasmin Brunet, Natalie Portman, Anne Hathaway. A lista dos famosos que já aderiram às dietas veganas e vegetarianas não para de crescer. E a dos simples mortais, também. Em pesquisa do Ibope realizada em 2012, 16 milhões de brasileiros já se declaravam adeptos dessas rotinas alimentares, em um movimento que estimulou a expansão de produtos inovadores, serviços e estabelecimentos especializados.

Embora os termos muitas vezes sejam usados de forma equivocada como sinônimos, são duas filosofias bem diferentes. Os veganos excluem qualquer alimento de origem animal, incluindo receitas com mel e ovos. Os vegetarianos retiram a carne do cardápio, mas mantêm leite, queijo ou manteiga. De uma forma ou de outra, todos recebem tantos nutrientes quanto qualquer outro plano alimentar balanceado.

De acordo com os especialistas, as crenças de que causam anemias ou perda de massa muscular não passam de mitos. São dietas ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras, com teor reduzido de gorduras saturadas, o que ajuda a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes. Os vegetais trazem ainda substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que combatem o envelhecimento precoce.

Mas hoje os cardápios veganos e vegetarianos vão muito além das usuais saladas, com inúmeras opções saborosas e caprichadas, apreciadas até mesmo pelos não adeptos. Diante de tanta variedade, a tecnologia pode ser uma aliada na hora de escolher aquela receita mais incrementada, com aplicativos que colocam todas as opções ao alcance da mão.

Espinapp Free – oferece mais de 130 receitas, divididas por categorias, com passo a passo, tanto para iniciantes como para chefs de ocasião. Gratuito. Disponível para Android.

Receitas vegetarianas – com as receitas veganas e vegetarianas do site Tudo Receitas, oferece uma facilidade adicional: basta marcar os ingredientes para depois, com um clique, gerar uma lista de compras. Gratuito. Disponível para Android.

CyberCook Receitas – com acesso ao enorme banco de dados do site, possui uma categoria específica para os vegetarianos. Gratuito. Para Android e IOS.

Receitas Veganas – com preparações específicas para quem segue este tipo de dieta, inclui passo a passo e fotos. Gratuito. Disponível para Android.

Mestre-Cuca – dispõe de uma categoria apenas sobre cozinha vegetariana, com diversas receitas com fotos e instruções detalhadas. Gratuito. Disponível para IOS.

VOLTAR

Gostou da notícia? Esse artigo te fez pensar diferente?

Curta quantas vezes quiser e mostre o quão relevante foi esse conteúdo pra você!

Conta pra gente o que você achou e comece uma conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Artigos relacionados