Quem mora nos grandes centros urbanos vive o desafio diário de se deslocar enfrentando congestionamentos, longas distâncias e rotas nem sempre intuitivas. As dificuldades são ainda maiores para quem visita algum lugar pela primeira vez ou precisa circular fora do local onde vive.
O transporte público é uma das formas mais econômicas de se locomover pela cidade, mas nem sempre é fácil entender como funciona o sistema e descobrir os melhores trajetos.
Alguns aplicativos de transporte gratuitos têm informações detalhadas sobre coletivos que ajudam a chegar a qualquer lugar de transporte público. Vamos a eles!
Moovit
Um dos mais conhecidos entre os aplicativos de transporte, funciona em mais de 700 cidades, sendo 44 brasileiras, e não se restringe aos grandes centros, como outros aplicativos.
A tela inicial mostra os pontos de ônibus mais próximos. Ao tocar neles, é possível descobrir quais linhas passam por ali e em quanto tempo o próximo carro chegará.
As informações usadas são as divulgadas pelas autoridades de transporte público da cidade. Com a função “a bordo”, é possível selecionar a linha e receber uma estimativa de quanto tempo levará para chegar ao destino.
Além das linhas de ônibus, o Moovit traz informações sobre metrô, trem e até barcas e teleféricos. Disponível para Android e iOS.
Citymapper
Tem interface organizada e suporte completo, mas a desvantagem de comportar poucas cidades. São apenas 31, sendo que a única brasileira é São Paulo.
Ao pesquisar uma linha de ônibus, é possível ver exatamente em quais locais os veículos estão. Ao pegar um trajeto de metrô, o aplicativo é capaz de sugerir a melhor seção do trem para embarcar.
Isso permite que, ao chegar à estação de destino ou baldeação, o usuário desembarque bem em frente à escada correta. Na tela “cidade”, também é possível ver a situação das linhas de metrô e trem.
Quando o momento de desembarcar está próximo, o aplicativo pode emitir um aviso sonoro. Disponível para Android e iOS.
Trafi
Há opções para situações variadas: ao pesquisar um trajeto, o aplicativo retorna rapidamente a rota recomendada, a com menos trocas de linhas, a que exige menos caminhada e a que permite chegar mais rápido ao destino.
Além disso, há uma seção dedicada para bicicletas, que mostra as estações de aluguel mais próximas e quantas há disponíveis em cada uma. O Trafi exibe a localização dos ônibus da linha e alerta usuários sobre veículos atrasados ou lotados.
Também é possível fazer o download com a tabela de horários dos ônibus para consulta mesmo sem acesso à internet. Disponível para Android e iOS.
CittaMobi
O aplicativo também mostra os pontos mais próximos e a previsão de chegada dos ônibus. É possível consultar itinerários e buscar por veículos adaptados para cadeirantes.
Está disponível em 12 cidades brasileiras. São elas: Colatina (ES), Diadema (SP), Juiz de Fora (MG), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio Grande (RS), São Caetano do Sul (SP), Santo André (SP), Santa Rita (PB) e Volta Redonda (RJ). Disponível para Android e iOS.
Cadê o ônibus?
Traz informações sobre as linhas da cidade de São Paulo, além de dados sobre a posição geográfica de ônibus municipais e intermunicipais em tempo real e o itinerário completo das linhas, com horários de partida dos ônibus e os pontos mais próximos.
O aplicativo também informa sobre o trânsito e emite alertas com notícias da SPTrans, do Metrô e da CPTM e avisa sobre greves e manifestações na cidade. Disponível para Android e iOS.
E aí, você já conhece ou utiliza algum desses aplicativos de transporte? Conte para a gente!