As tecnologias que envolvem o uso da Inteligência Artificial (IA) evoluíram conforme a corrida das grandes empresas do Vale do Silício pela inovação foi se intensificando. Do dia para a noite o que eram apenas assistentes virtuais, hoje se transformam em recursos capazes de criar em minutos narrativas completas, incluindo a criação de imagens, fotos e vídeos com uma precisão cada vez mais refinada.
Um caso recente que mostra o poder das IAs é o recente desaparecimento dos holofotes da princesa de Gales, onde para acalmar os rumores de sua ausência e seu estado atual, foram criadas fotos e até vídeos que se não fossem pelos expertos em ferramentas desse tipo, provavelmente os demais súditos não especializados em tecnologia acreditariam que o conteúdo era real, mas era tudo Fake News, a imagem foi manipulada com recursos de Photoshop provavelmente com uso de IA.
Foto não oficial tirada pelo príncipe Willian com indícios de manipulação por IA
#PraTodosVerem: Fotografia da família real britânica, ao centro e sentada em uma cadeira de madeira, a princesa de Gales com cabelos compridos e soltos, atrás o príncipe George de suéter azul e aos lados os príncipes Louis e Charlotte.
A era da tecnologia e da criatividade é super bem-vinda quando utilizado para o lazer e o entretenimento, mas se você nos acompanha, já entendeu que estamos falando aqui de que precisamos falar e precisamos aprender a identificar as Fake News;
No mês em que se celebra o Dia do Combate as Fake News (03 de abril), o Dialogando vem lembrar que o uso responsável da tecnologia deve ser feito todos os dias e que estamos sempre atentos para combater esse mal do universo online. Aqui já teve muito assunto desse tipo, refresque sua memória com a gente:
Manipulação eleitoral
Já não é novidade o uso das Fakes News comprovadamente usada para confundir, enganar e induzir os eleitores ao erro; este ano a Justiça eleitoral promete acompanhar o processo com todo o rigor e punir os infratores.
Nós aqui, sempre que tem eleições fazemos questão de trazer novidades para que ninguém seja enganado no processo e tenha consciência para avaliar criticamente o conteúdo que recebe por aí; Chamamos recentemente um especialista no tema, o editor chefe do Projeto Comprova, já esteve aqui em um podcast recheado de dicas sobre ser um candidato ético e um eleitor antenado, relembre esse papo aqui.
Clickbait – A fake News do marketing online
“Você não vai acreditar no que ela fez para alcançar a fama”, “O segredo para ganhar dinheiro rápido”
Se você tem conta em redes sociais, seguramente já se deparou com um anúncio desses. A prática de induzir o usuário através de propaganda e notícia enganosa para leva-lo a um ambiente de compras não desejado, muitas vezes fraudulento e até mesmo para o roubo de dados é uma prática de Fake News muito utilizada por quem não tem muita ética na condução de seus negócios;
Trouxemos aqui um apanhado de dicas para que fique mais atento em identificar e fugir dessa prática.
Deepfake
Vamos combinar que o Papa Francisco desfilando de jaqueta Puffer por si só já deveria ser um indício de que algo está errado por ali, ou então o apresentador Silvio Santos na bancada do Jornal Nacional da Globo mais improvável ainda.
Falamos de deepfake uma modalidade de propaganda enganosa que utiliza de IA para reproduzir imagens e sons quase muito fiéis aos originais com o objetivo de induzir o receptor ao erro, já que ver e ouvir sempre foi um método considerado de maior credibilidade.
Também já conversamos aqui sobre dicas importantes para que ao menor sinal de suspeita você possa fazer uma análise sobre a veracidade do conteúdo, relembre com a gente!
#PraTodosVerem: Imagens do rosto do presidente da Rússia, Vladimir Putin, usando recursos da deepfake.
Reprodução: Gizmodo
Casos de família
Os tempos contemporâneos trouxeram uma nova personagem para os almoços de família, quem não tem na sua, um belo exemplar do conhecido “Tio do Whatsapp”? Receber conteúdos dos mais aleatórios e de fontes na maioria das vezes desconhecida é a função desse membro da família que tem o hábito de causar polêmica nos encontros de domingo e muito provável que o tema seja algo de pouca credibilidade;
Aqui também já conversamos sobre como lidar com as fake News no ambiente familiar e como discutir esse assunto em casa, você discute abertamente com seus filhos sobre o tema? Veja aqui o porquê e como deveria fazer isso.
#PraTodosVerem: Mulher branca de cabelos na altura dos ombros sentada lateralmente frente a um computador de alta tecnologia e analisando os dados.
Você já viu que Fake News é uma doença que se alastra por todos os meios de comunicação e que na internet são infundadas maneiras de persuadir o leitor a tomar decisões com base em fatos manipulados. Todo cuidado é pouco e para nós do Dialogando o Dia do Combate a Fake News é hoje, será amanhã e todos os dias do ano.
Faltou algo? Acesse nosso link e busque pelo seu tema ou acompanhe todo conteúdo produzido pelo Dialogando todos esses anos, em prol da ética e do fim das fake News; compartilhe aqui conosco suas experiências e sobre o que gostaria que fosse discutido por aqui. Todo cuidado é pouco, denuncie as Fake News!
Vou compartilhar essa matéria no grupo da minha família com a #IndiretaDoBem para o meu tio do pav… Ops! WhatsApp rs É sempre muito bom ler o Dialogando e ficar a par das atualidades. Parabéns a todos que fazem isso acontecer!
Se seu tio acompanhar nossas publicações assim como você os almoços de domingo serão bem mais informativos e seguros (rs)!